Você está em Acats • Conteúdo

Workshop destaca avanços de boas práticas na produção agrícola

Workshop_2808_01

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats), o Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a PariPassu promoveram (28.08) em Florianópolis (SC) o II Workshop da Cadeia Produtiva de SC, o qual mostrou avanços no setor de produção de alimentos in natura, o setor de FLV (frutas, legumes e verduras). O principal referencial, segundo a conclusão do evento, é o ganho de dez pontos percentuais no grau de conformidade de análises de segurança alimentar (subiu de 60% para 70%) considerando os últimos quatro anos de aferições.

Outra conclusão relevante é que começam a se multiplicam os cases de ganhos em produtividade, qualidade e rentabilidade (por valor agregado) para produtores que incorporaram boas práticas agrícolas no manejo de suas culturas de alimentos, conforme enfatizou o engenheiro Walter Becker, da equipe técnica da Epagri, um dos participantes deste workshop.

O evento reforçou a parceria entre as os setores público e privado para melhorar a qualificação de produtos hortifrútis colocados à disposição dos consumidores. Este foi o aspecto destacado pela promotora de justiça do Ministério Público de SC, Greicia Malheiros da Rosa Souza. “A união de esforços das entidades públicas e dos setores produtivos garantiu avanços nas conformidades dos alimentos e sempre que existe uma necessidade de correção o Termo de Ajustamento de Conduta é o instrumento mais utilizado e mais eficiente na celebração de acordos”.

Nilson Gasconi, agente de soluções de negócios da GS1 Brasil, reforçou a importância do engajamento do setor de produção agrícola a um sistema padronizado de identificação de produtos em toda a cadeia de suprimentos. “É uma medida facilitadora de controles na logística do processo desde o campo até as gôndolas de supermercados”, afirmou.

Marcos Vinícius de Miranda Martins, coordenador de produção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), lembrou que o engajamento nas boas práticas agrícolas teve um impulso decisivo depois de 2013, quando no mês de junho, durante a Exposuper em Joinville, o MAPA firmou com a Abras uma parceria neste sentido. “Desde então temos elos muito mais fortalecidos na produção integrada e os resultados positivos aparecem em toda a cadeia produtiva”, destacou.

O projeto do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Agrotóxicos (RAMA) da Abras com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento e implantado pela ACATS de forma pioneira em Santa Catarina, já está sendo implementado em outros Estados. Santa Catarina é proporcionalmente, o Estado mais engajado neste programa, com 23 redes de supermercados participantes e mais de 250 lojas, as quais são responsáveis pela comercialização de mais de 60% do volume de hortifrúti consumido em SC.

O diretor executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) Antonio Carlos Poletini alertou para o aspecto mais positivo desta mobilização e que é considerado um grande avanço em todo o ciclo da cadeia produtiva de alimentos. “A prioridade é o consumidor final, mas a grande vantagem é que todos os integrantes desta cadeia serão beneficiados direta ou indiretamente com novas tecnologias e ganhos de produtividade e de qualidade do produto final que vai para a mesa dos consumidores.”

O volume de produtos já rastreados no Brasil desde o início do projeto alcança 5,7 bilhões de toneladas em todo o País. No total são cerca de 25 mil origens (produtores inscritos no programa como fornecedores de alimentos in natura) e Santa Catarina tem cerca de 17% deste contingente, um dos Estados mais avançados do País, segundo dados apresentados pelo diretor comercial da PariPassu, Giampaolo Buso, que dimensionam os avanços do programa em SC até o momento.

O Programa Alimento Sustentável (PAS) da ACATS já foi reconhecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) na plataforma de Boas Práticas de programas de desenvolvimento.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também