A mudança para práticas mais sustentáveis no uso de sacolas é vista como uma pequena, mas importante contribuição para a preservação ambiental. Você já parou para pensar o que tem a ver com tudo isso? Seja a resposta afirmativa ou negativa, ambas justificariam a sua participação neste curso.
Todas as pessoas interessadas no tema.
Aula 00 – Apresentação do curso
Aula 01 – Pilares da Sustentabilidade.
Aula 02 – Recursos naturais renováveis e não renováveis.
Aula 03 – Para onde vão os resíduos que geramos?
Aula 04 – Destinação correta dos resíduos sólidos.
Aula 05 – Embalagens: fazendo escolhas sustentáveis.
Aula 06 – Sacolas: alternativas mais sustentáveis.
Administrador de empresas. MBA em Administração Global. Pós-graduado em Gestão e Educação Ambiental. Especialista em Marketing de Varejo. Auditor em Sistemas de Qualidade e Segurança dos Alimentos. Coach profissional e Analista DiSC. Multiplicador Máster da Escola Nacional de Supermercados da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Gestor de projetos socioambientais. Diretor da MSI Treinamentos, Professor, Consultor e Palestrante.
Ao se inscrever em um curso da Associação Catarinense de Supermercados – Acats, o participante assume as responsabilidades constantes no Termo de Aceite à Prestação de Serviço de Cursos da Acats.
Ao se inscrever em um curso da Associação Catarinense de Supermercados – Acats, o participante assume as seguintes responsabilidades:
Ao continuar com esta inscrição aceito todos os itens dispostos acima.
Para mais informações entre em contato:
Reconhecidos, atualizados e alinhados às principais tendências e necessidades dos supermercados.
Experiências concretas, reflexão da prática, conceitos aplicados e experimentação para aprender melhor.
Oportunidade de troca de ideias e boas práticas entre os profissionais do setor, bem como especialistas.
Oportunidade de atualização, ampliação e aprofundamento de conhecimentos para aprimorar competências.
Profissionais de excelência, reconhecidos no mercado e com ampla experiência em supermercados.
Cursos presenciais e on-line para facilitar o acesso ao conhecimento e escolher como quer aprender.
Atividades interativas, práticas e gamificadas como recursos pedagógicos para aprender na prática.
Oportunidades de conhecer boas práticas de outros supermercados e parceiros por meio de visitas e bate-papos com quem faz.
Emissão de certificado com selo Acats de qualidade para o participante que cumprir, no mínimo, 75% de frequência às aulas.
Receba no seu e-mail informações atualizadas do setor.
À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.
Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.
Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.
Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.
Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).
Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.
Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.