Você está em Acats • Conteúdo

Nova Aliança deve processar 40 milhões de quilos de uva cultivadas em 2025

A Nova Aliança Vinícola Cooperativa, hoje com cerca de 700 famílias cooperadas, surgiu da união de cinco cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha, onde a história se inicia com a Cooperativa São Victor, fundada em 1929, seguida da fundação da Cooperativa São Pedro, em 1930, e das Cooperativas Linha Jacinto, Cooperativa Aliança e Cooperativa Santo Antônio, em 1931. Juntas, elas se transformaram em uma única família, reunindo pessoas, valores e histórias de trabalho e superação enraizadas em gerações de descendentes de italianos.

Depois de um 2024 desafiador, mas também de resiliência e superação, a Nova Aliança Vinícola Cooperativa, parceira da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), celebra a Vindima 2025 saboreando uma qualidade extraordinária. As uvas colhidas até o momento apresentam excelente equilíbrio entre acidez e açúcar, com uma sanidade que projeta rótulos de excelência. A expectativa é para que o clima continue colaborando até o final da colheita, prevista para o início de março – a Vindima 2025 está adiantada em 20 dias. Com unidades em Flores da Cunha, Farroupilha e Santana do Livramento, a vinícola foca nos vinhos finos e espumantes sem deixar de lado sua história com os vinhos de mesa e com o suco de uva, responsável por 80% da produção total anual. A previsão é de que a safra encerre 2025 com 40 milhões de quilos de uva, 30% mais que no ano anterior.

Toda uva processada anualmente vem dos cooperados com propriedades em cidades da Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha, além dos vinhedos próprios, cultivados em Santana do Livramento, onde numa área de 400 hectares, a vinícola mantém 60 hectares de vinhedos. Assim, o portfólio com mais de 120 rótulos, entre espumantes, vinhos finos e de mesa, suco de uva, frisante, filtrado, suco e quentão, expressa os mais distintos terroirs do Rio Grande do Sul.

Com uma das maiores e mais modernas plantas de processamento de suco de uva da América Latina, a matriz em Flores da Cunha e as demais unidades têm recebido diversos outros investimentos para suportar o avanço da Cooperativa desde 1929.

Contagem regressiva para o centenário

Completando 95 anos, a Nova Aliança é a Cooperativa Vinícola mais antiga do Brasil, e está em contagem regressiva para seu centenário, apresentando mudanças em seu reposicionamento de portfólio. Desde que a atual diretoria assumiu a gestão 2023-2027, um novo propósito passou a fazer parte do sonho das famílias cooperadas. Com quase 100 anos de história, nasce um novo momento, resultado de um encontro harmonioso entre passado e futuro. Assim como a vinha, as famílias cresceram, amadureceram, e agora colhem os frutos de gerações, dando espaço à NOVA, marca que chega para brindar o que a história de quase um século construiu: vinhos e espumantes feitos 100% com uvas vitis viníferas.

Sob a NOVA estão as linhas Estilo Diamond, Santa Colina, Wave, Aliança e Cerro da Cruz, batizadas pela marca mãe, que chega para abraçar todos os rótulos de vinhos finos e espumantes. A novidade faz parte de uma grande e necessária transformação que se espalha pelos cooperados, funcionários e direção, transitando entre o vinhedo, o produtor, o cliente, o valor da história e a qualidade dos produtos.

Para o CEO Heleno Facchin, a chegada da NOVA consolida a maturidade da Nova Aliança. “Estamos vivendo um novo momento sem deixar de lado toda nossa história. Aliás, é ela que nos dá energia para avançar e é para ela que devemos toda nossa gratidão. Ao olhar para trás, também aprendemos com o tempo e temos certeza que estamos prontos para este novo mundo”. O reposicionamento de portfólio poderá ser apreciado pelos consumidores nos próximos anos de forma gradativa.

Eventos Acats

A Nova Aliança é uma patrocinadoras dos Encontros Regionais de Supermercadistas e do Prêmio Acats 2025 Supermercados, que será realizado no dia 27 de março, em Camboriú. Já o primeiro Encontro Regional do ano será em Chapecó no dia 3 de abril e as inscrições estão abertas. Clique aqui e participe.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também