Você está em Acats • Conteúdo

Avança o Programa de Rastreabilidade

paripassu_01

Um dos destaques da programação da Exposuper, no Complexo Expoville, em Joinville, foi a reapresentação do Programa Alimento Sustentável (PAS) da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), que trata sobre “Rastreabilidade de Alimentos”. Santa Catarina foi o Estado pioneiro no projeto e tem 23 redes engajadas, praticamente a metade do total do Brasil, que está atualmente em 48 redes. A meta até o final do ano é envolver 60 redes de supermercados no programa.

O diretor comercial da PariPassu, Giampaolo Buso, empresa parceira que realiza a execução técnica do programa, coordenou a apresentação do trabalho junto com o diretor executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini. O painel sobre a rastreabilidade contou também com a participação do professor Luis Tejon, que apresentou um modelo de comunicação com o público alvo do projeto.

O programa de rastreabilidade, segundo Giampaolo Buso, tem oito estados brasileiros engajados no total, todos os processos realizados através das associações estaduais de supermercados vinculados à Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

O volume de produtos já rastreados no Brasil desde o início do projeto alcança 5,7 bilhões de toneladas em todo o País. No total são cerca de 25 mil origens (produtores inscritos no programa como fornecedores de alimentos in natura) e Santa Catarina tem cerca de 17% deste contingente, um dos Estados mais avançados do País.

Os dados apresentados pela PariPassu dimensionam os avanços do programa em SC até o momento.  São atualmente 23 redes supermercadistas catarinenses engajadas no processo, as quais são responsáveis pela comercialização de mais de 60% do volume de hortifrúti consumido em SC.

Para o Diretor Executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Antonio Carlos Poletini, o PAS já avançou bastante mas precisa continuar a crescer. “O desafio passa a ser maior, porém é fundamental que as empresas acreditem nos resultados e qualifiquem suas operações que o reconhecimento vai aparecer, com certeza”.

O Programa Alimento Sustentável (PAS) da ACATS já foi reconhecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) na plataforma de Boas Práticas de programas de desenvolvimento.

Três redes catarinenses já conquistaram prêmios nacionais de Boas Práticas na rastreabilidade, as redes Hippo e Angeloni, duas vezes cada uma e o Supermercado Zabot.

No painel sobre a rastreabilidade do alimento apresentado pela PariPassu e pela Acats foi mostrada uma ação do supermercado HiperBom, que fica no Sul da Ilha, em Florianópolis, onde o setor de hortifruti tem uma comunicação direta aos consumidores sobre a origem dos produtos ali expostos. Essa iniciativa ganhou destaque pela contribuição ao programa

 

 

 

 

 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também