Você está em Acats • Conteúdo

Orquídea Alimentos completa 71 anos com ampliação de fábrica em SP

MOINHO-Jaguare

Negócio também agregará uma nova linha de produtos profissionais ao portfólio da empresa gaúcha

Motivos é que não faltam para a Orquídea Alimentos comemorar seus 71 anos. Neste ano, a empresa da Serra Gaúcha, realizou uma importante movimentação no estado de São Paulo, ampliando sua atuação no sudeste brasileiro. Com investimento de R$ 20 milhões, a empresa, agora, passa também a produzir misturas secas e líquidas de panificação e confeitaria profissional. Os produtos compõem uma vasta linha de pré-misturas para pães salgados, doces, integrais, lights, panetones, entre outras.

Já a área de confeitaria contará com misturas para bolos secos e cremosos, coberturas e recheios. A produção desses novos produtos será realizada na unidade localizada no bairro Jaguaré, primeiro moinho da Orquídea fora do Rio Grande do Sul. A área fabril do espaço foi ampliada para comportar essa nova operação.

Neste mês também foi lançada a Marca Institucional Orquídea Alimentos, que abrange todas as 12 marcas do portfólio da empresa, tendo como principais Orquídea, Mirella, Sabor de France e Artigianale. A farinha de trigo Orquídea, que representa a origem da empresa e se consolidou como a mais lembrada e preferida pelos gaúchos, assim como as massas, receberão embalagens novas para celebrar esse marco da empresa, com visual mais moderno e clean.

Mesmo após sete décadas, a Orquídea Alimentos ainda se mantém como uma empresa familiar. Assim, essa data também foi escolhida para a promoção dos gerentes Marcelo Tondo Tissot e Felipe Tondo Pereira, terceira geração da família à frente da empresa, a diretores da Orquídea. “O que começou com um sonho do nosso avô, em um pequeno moinho, hoje cresceu e expandiu para outros estados brasileiros e emprega mais de mil e trezentas pessoas. Temos muito orgulho em fazer parte da família Orquídea ”, afirma o diretor Marcelo Tondo Tissot.

Sobre a Orquídea Alimentos

Fundada em agosto de 1953 pelos irmãos Tondo, na cidade de Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, a empresa de alimentos Orquídea começou com um pequeno moinho de trigo. Hoje, ela está entre as maiores empresas da região Sul do Brasil, tendo uma das maiores capacidades de moagem de trigo: 48 mil toneladas por mês.

No final dos anos 1990, iniciou a construção da fábrica em Caxias do Sul, também na serra gaúcha, onde construiu uma moderna indústria equipada com máquinas automáticas para a produção de farinhas tradicionais e especiais, como as destinadas a massas de pastéis, pizzas e confeitaria, assim como misturas para pães e bolos. A fábrica foi ampliada em 2006, onde incluiu ao portfólio massas dos mais variados cortes; seis anos depois, em 2012,  entrou no ramo de fabricação de biscoitos.

Marca consolidada entre o varejo e o consumidor final, a Orquídea também é fornecedora de grandes empresas nacionais e multinacionais.

*Com informações de Assessoria de Comunicação – Orquídea Alimentos

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também