Você está em Acats • Conteúdo

GTOP anuncia fusão das empresas que operam as marcas Rede TOP e Preceiro Atacadista com projeção de faturamento de R$ 1 bilhão para 2024

3004984f-2f5b-4838-899e-dfc91a99fcbb

Com a fusão das empresas familiares, a empresa deixa de ser uma rede associativa e passa a operar como um grupo empresarial controlado por quatro holdings familiares com planos sólidos de expansão 

O GTOP, grupo supermercadista catarinense controlador das marcas Rede TOP Supermercados e Preceiro Atacadista, anunciou uma operação estratégica que consolida a posição de destaque da empresa no mercado varejista. O grupo adquiriu 100% das lojas anteriormente operadas individualmente pelas famílias acionistas. O movimento encerra o modelo associativo que vinha sendo praticado desde a fundação da rede, em 1997. Com a conclusão da aquisição em julho de 2024 e a implementação prevista para setembro, o GTOP consolida a operação sob uma gestão unificada.

A operação representa um marco importante para o grupo não apenas pela consolidação de uma estrutura de governança centralizada, mas também pelo significativo ganho de eficiência proporcionado pela integração. Com a unificação das operações, o GTOP projeta superar o faturamento de R$ 1 bilhão ainda em 2024, destacando-se como um dos maiores e mais influentes grupos supermercadistas de Santa Catarina, contando com mais de 2 mil colaboradores.

Evolução da Rede TOP: de rede associativa à grupo empresarial 

Fundada em 1997, a Rede TOP é fruto da união de pequenos empresários supermercadistas do Vale do Itajaí para ganhar escala e competitividade no mercado regional. A ideia inicial era aumentar o poder de compra das operações e fortalecer a presença de pequenos e médios supermercados em um cenário varejista dominado por grandes redes. Desde então, o grupo passou por um processo contínuo de expansão e modernização.

Em 2016, o grupo deu um passo decisivo ao criar sua Central de Negócios, uma plataforma que permitiu a centralização das compras, da logística e otimizou a operação das lojas em um único centro de distribuição. Nesse mesmo ano, o grupo adquiriu cinco lojas da Rede Jangada, localizadas no litoral catarinense, marcando o início da administração multifamiliar e compartilhada com a criação do GTOP. O modelo de sociedade comum foi ampliado ao longo dos anos com aquisição da Rede Galegão e abertura de novas lojas, atingindo o total de 12 lojas com gestão compartilhada antes da recente fusão.

Agora, com a integração de mais 15 lojas familiares ao portfólio do GTOP, o grupo se posiciona como referência no setor supermercadista catarinense. Ao unificar todas as lojas sob gestão única, a empresa ganha em termos de governança, agilidade na tomada de decisões estratégicas, redução de custos operacionais e padronização dos processos em toda a rede.

Consolidação da governança e criação do Conselho de Administração

Com a fusão, o GTOP também implementou uma nova estrutura de governança. Paulo Cesar Lopes, CEO e um dos sócios do grupo, destaca que o movimento é fundamental para preparar o grupo para o futuro: “Deixamos de ser uma rede associativa e passamos a atuar como um grupo empresarial consolidado. Isso nos permite maior eficiência na gestão, padronização de processos e alinhamento estratégico claro para a expansão em novos mercados”, afirma Lopes.

A nova governança inclui a criação de um Conselho de Administração com representantes das famílias acionistas e três conselheiros independentes, a serem anunciados até o final do ano. Nesse sentido, o conselho terá a responsabilidade de supervisionar as estratégias de expansão e garantir que o grupo continue crescendo de forma sustentável e alinhada às melhores práticas de governança corporativa.

Investimentos em expansão e modernização

A abertura de novas lojas acompanha um plano de investimentos robusto. Nos últimos meses, o GTOP já destinou mais de R$ 50 milhões à modernização e inauguração de novas unidades. A iniciativa visa ampliar a presença geográfica da rede, além de oferecer uma experiência de compra mais moderna e eficiente aos clientes. Entre as ações mais recentes estão a abertura das lojas da Rede TOP em Barra Velha e do PreceiroAtacadista em Rodeio, além das reformas e reinaugurações das unidades de Gaspar, Navegantes e Blumenau.

A modernização inclui a implementação de novas tecnologias, como o self-checkout, que visa agilizar o processo de compra e melhorar a experiência do cliente nas lojas, e ainda novos equipamentos com melhoria de eficiência energética.

Conhecimento profundo do cliente e personalização das ofertas

Outro ponto de destaque para o GTOP é o uso de um avançado sistema de CRM (Customer Relationship Management). Isso permite à rede mapear e entender com precisão os hábitos de consumo de seus clientes. Mais ainda, a ferramenta fortalece a relação com o consumidor e possibilita a personalização das ofertas, ajustando-as de acordo com as preferências e necessidades de cada cliente. “Nosso CRM é um diferencial estratégico. Ele nos permite criar campanhas e ações muito mais assertivas, aumentando a fidelidade dos nossos clientes e a eficiência das nossas operações de marketing”, explica Lopes.

Perspectivas para o futuro: faturamento recorde e expansão contínua

Com a unificação das lojas e a projeção de superar R$ 1 bilhão de faturamento em 2024, o GTOP se posiciona para avançar na trajetória de crescimento. Entre supermercados e atacarejos, o grupo já opera 27 lojas e está focado em expandir a presença do grupo em novas regiões e mercados, além de continuar investindo na modernização e otimização das operações. “Nosso objetivo é claro: consolidar o GTOP como a principal rede supermercadista de Santa Catarina, mantendo nosso compromisso com a qualidade, a inovação, atendimento ao cliente e, claro, nos mantendo fiéis a um dos nossos principais valores: pessoas em primeiro lugar”, finaliza Lopes.

Sobre o GTOP

O GTOP é um dos maiores grupos supermercadistas de Santa Catarina, operando 27 lojas sob as bandeiras Rede Top Supermercados e Preceiro Atacadista. O grupo emprega mais de 2.000 colaboradores e conta com 35.000 m² de área de vendas, sendo uma referência no setor varejista do estado.

*Com informações de Assessoria de Comunicação – Grupo GTOP

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também