Você está em Acats • Conteúdo

Dia do Açougueiro: um participante indireto da vida das famílias

76314595308102024_caciano_moniari1

O experiente Caciano de Oliveira conta sobre a rotina de preparar os produtos e ajudar os clientes a encontrar as carnes ideais para levar à mesa

As temperaturas frias das câmaras e refrigeradores fazem parte de mais da metade dos 35 anos de vida de Caciano de Oliveira; no entanto, o calor humano se sobrepõe no perfil do líder do Açougue da loja Super Moniari, em Balneário Gaivota. A proximidade e a relação de confiança com a freguesia estão entre as principais atribuições dos profissionais celebrados nesta quarta-feira (9), com o Dia do Açougueiro.

A rotina nos bastidores do balcão de atendimento envolve uma série de responsabilidades, como o armazenamento e a conservação corretos das carnes, a garantia da qualidade e a proteção contra contaminações, além da manipulação das melhores partes dos animais para levar ao ponto de venda. “Aqui nós recebemos do fornecedor a carne já desossada, então cabe a nós cortar e padronizar para expor no balcão. Já trabalhei com desossa e esse conhecimento também é fundamental para quem quer ser um bom açougueiro”, observa Caciano.

Gaúcho de Ronda Alta, Caciano aprendeu com o pai o ofício escolhido para a vida. “Com 11, 12 anos, eu já ia nos fins de semana ajudar meu pai no açougue da família e ali aprendi a moer carne, fazer limpeza, essas pequenas coisas e também atender os clientes. Como profissional, atuo desde os 18 anos. Comecei em frigorífico e sempre gostei de aprender mais sobre técnicas e cortes”, conta.

A chegada a Santa Catarina ocorreu há cerca de dois anos, por indicação de um sobrinho que já trabalhava no supermercado. “Apareceu a oportunidade, vi que tinha açougue e praia, pensei: vai dar bom!”, brinca. A intuição se concretizou, e atualmente Caciano lidera um time de cinco açougueiros, com quem também aprende mais. “Temos aqui conosco uma profissional da Argentina, com experiência no ramo, e outro jovem do Pará. Em cada região tem características diferentes de corte e manejo que a gente absorve e aprende”, diz.

Um curador para os clientes
O repertório e a habilidade de comunicação, frisa Caciano, são essenciais para a profissão. “Nossa principal tarefa é poder ajudar o cliente a escolher a melhor carne para o preparo que ele pretende fazer, seja um churrasco, assado no forno, grelhado, cozido ou moído, oferecendo produtos frescos e macios, conforme o gosto e o quanto pretende investir”, relata.

As interações com as pessoas são a parte predileta na rotina do açougue para Caciano. “Indiretamente, o açougueiro participa do dia a dia das famílias. A carne é um item essencial na vida de muita gente e está associada a bons momentos, a encontros e comemorações. É muito gratificante receber agradecimentos depois pelas indicações que damos”, diz.

Ensinar e inspirar novos profissionais
Na expectativa de continuar a carreira profissional no ambiente de açougue, o líder do setor no Super Moniari, de Balneário Gaivota, se coloca agora na posição de mestre para os colegas menos experientes. “Meu pai e um antigo colega do Rio Grande do Sul me instruíram e foram muito importantes para eu desempenhar tudo o que sei hoje. Eu me empenho todos os dias para tentar passar um pouco desse conhecimento e tenho o desejo de que lá na frente (os liderados) possam lembrar das técnicas que ensinei. É um trabalho de longo prazo”, pontua.

O açougue está entre os pilares fundamentais de um supermercado, pontua a CEO do Super Moniari, Monique Pizzetti. Os profissionais desse setor desempenham um papel primordial de relacionamento com as famílias que frequentam as lojas. “Há uma proximidade muito especial entre açougueiros e clientes, sobretudo em mercados de vizinhança, como o nosso. A afinidade vai se construindo ao longo do tempo de forma que a nossa equipe conhece as preferências de cada cliente. É uma consultoria dada a cada atendimento”, destaca.

*Com informações de Assessoria de Comunicação – Super Moniari

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também