Você está em Acats • Conteúdo

Varejo utiliza IA para reduzir desperdícios e personalizar vendas

Bistek Supermercados vem desenvolvendo projetos de Inteligência Artificial em diversa áreas

A Inteligência Artificial (IA) está transformando a forma como o varejo se conecta com seus clientes e otimiza suas operações. No Bistek Supermercados, a IA não é apenas uma tendência, é uma realidade que impulsiona desde o ambiente corporativo até a experiência de compra e a gestão de produtos.

Tatiana Góes Mendonça, diretora de TI do Bistek Supermercados, explica que a IA é aplicada em diversas frentes. “Estamos usando a IA para um programa interno focado em orientar e capacitar nossos colaboradores sobre a Cultura de IA e Segurança da Informação”, afirma. Além disso, a ferramenta é utilizada para aumentar a eficiência operacional, auxiliando no acompanhamento de reuniões, na elaboração de planilhas e na análise de dados. A empresa também possui uma equipe dedicada a projetos pilotos de IA para demandas específicas.

Todas as iniciativas de IA são desenvolvidas internamente pela equipe do Bistek, garantindo soluções personalizadas e alinhadas às necessidades do negócio. “Começamos entendendo o problema ou a oportunidade com as áreas responsáveis. A partir daí, avaliamos a viabilidade da IA, definimos o escopo e os objetivos. Em seguida, coletamos, preparamos e analisamos os dados para desenvolver e implementar o modelo”, detalha Tatiana.

Um exemplo prático do uso da IA é a análise de cestas de compras. Ao identificar padrões de comportamento dos consumidores – como a compra conjunta de creme de leite e leite condensado para sobremesas –, a IA permite criar campanhas de marketing mais focadas e eficazes. Essa abordagem vai além das relações óbvias, revelando como certos produtos influenciam a venda de outros.

Para testar essa estratégia, o Bistek realizou um projeto piloto no Dia dos Namorados do ano passado. “Preparamos ilhas de produtos específicos para a data em lojas selecionadas. Disponibilizamos também material com sugestões de receitas via QR Code, permitindo que o cliente acessasse vídeos com o modo de preparo”, detalha Mario Pedro Ghislandi, cientista de dados do Bistek. A iniciativa alcançou um aumento de 135% nas vendas e 147% no ticket médio em comparação com o ano anterior.

Outro projeto inovador é a Análise de Mix de Produtos, que auxilia na definição e revisão do sortimento em cada filial. “O Bistek atende regiões com perfis de clientes distintos. Um produto líder de vendas na Serra, por exemplo, pode não ter o mesmo desempenho no norte catarinense”, explica Ghislandi. A IA é fundamental para otimizar esse mix, tornando-o mais assertivo para cada localidade, permitindo incluir ou excluir marcas conforme as circunstâncias. “A ideia é agrupar as lojas com características comuns e avaliar se o mix faz sentido para cada grupo”, complementa.

Essa análise é contínua, pois os hábitos de consumo e os produtos mudam constantemente. “Fazer isso manualmente ou com análises tradicionais seria um trabalho exaustivo. Com a IA, ganhamos velocidade e assertividade, o que é crucial, já que o Bistek opera com lojas de diferentes portes, e o mix de produtos varia de 13 mil a 25 mil SKUs (Unidades de Manutenção de Estoque)”, ressalta Tatiana Góes Mendonça.

Mais recentemente, a rede está implementando uma iniciativa para prevenir perdas de produtos perecíveis. A IA correlaciona o histórico de compras e vendas com as temperaturas nos dias de entrega, otimizando os pedidos. O objetivo é reduzir o desperdício e garantir que produtos como Frutas, Legumes e Verduras (FLV) estejam sempre frescos para os clientes.

*Com informações de Assessoria de Comunicação – Bistek Supermercados

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também