Você está em Acats • Conteúdo

Varejo alimentar registra alta no faturamento, mas setembro tem queda acentuada em volume de vendas, aponta Radar Scanntech

O mês de setembro de 2025 mostrou um dos meses mais desafiadores do ano para o varejo alimentar, de acordo com o Radar Scanntech. Apesar do crescimento de 2,5% no faturamento em relação a setembro de 2024, as vendas em unidades caíram 3,6% no mesmo período e 5% em comparação com agosto, confirmando a retração percebida pelos supermercadistas em todo o país.

Segundo o estudo, o principal fator para o resultado negativo foi o clima mais ameno registrado em setembro, o que reduziu o consumo de produtos sensíveis à temperatura, especialmente bebidas. Categorias como cerveja, sucos, refrigerantes, chocolates e biscoitos concentraram 73% da queda em volume. A cesta de bebidas teve a pior performance, com retração de 4,3% em faturamento, a maior perda acumulada do ano.

Na análise por canais, os supermercados mostraram maior resiliência, encerrando o mês com aumento de 4% em faturamento, enquanto os atacarejos tiveram o pior desempenho, com recuo de 0,1% no faturamento.

Regionalmente, o Norte teve a maior retração tanto em volume quanto em faturamento, impactado por um volume de chuvas 3,5 vezes superior ao de 2024. No Sul e Sudeste, a queda em unidades foi expressiva e associada à sensibilidade climática dessas regiões.

De janeiro a setembro, o acumulado do setor aponta queda de 1,4% nas vendas em unidades e alta de 5,7% no faturamento, sustentada pelo aumento do preço médio, que segue em torno de 7,3%.

O estudo da Scanntech, em parceria com a McKinsey & Company, também destaca um consumidor mais cauteloso e seletivo, priorizando produtos básicos como frango, frutas, legumes e massas instantâneas, e reduzindo gastos com itens de limpeza, higiene e bebidas alcoólicas.

Mesmo com o cenário de retração, há otimismo para o último trimestre do ano, impulsionado por datas promocionais como a Black Friday e o Natal. A expectativa é de que o consumidor volte a gastar em categorias de indulgência e conveniência, ainda que de forma mais seletiva e orientada por preço e promoções.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também