Você está em Acats • Conteúdo

Sortimento está menor para evitar rupturas, aponta pesquisa

Ruptura

Nada menos do que 109 categorias de produtos sofreram redução na quantidade de itens em todos os canais analisados pela empresa de pesquisas Nielsen, que comparou o sortimento neste ano com o de 2019, nos formatos atacarejo, supermercados grandes, supermercados pequenos, hipermercados e farmácias.

A decisão foi tomada para evitar ruptura e atingiu até mesmo categorias de alto giro, a exemplo de achocolatados, álcool, arroz, café em pó, cervejas, desinfetante, leite asséptico e refrigerantes. Antissépticos para as mãos (álcool gel) e carnes congeladas foram as únicas a ter incremento na quantidade de SKUs nas lojas de todos os formatos em 2020.

De acordo com a análise da Nielsen, o formato supermercado foi o que reduziu a quantidade de itens em mais categorias – 240 nas lojas de vizinhança e 238 nas unidades maiores do formato. No entanto, os outros canais do varejo alimentar não ficam muito atrás: os hipermercados diminuíram o número de SKUs, em média, em 227 categorias, enquanto nas lojas de atacarejo essa diminuição foi observada em 205 categorias.

A principal redução na quantidade de itens para evitar ruptura nas gôndolas foi observada no departamento de mercearia, no qual essa otimização aconteceu em 1 a cada 4 categorias. Em seguida aparece o segmento de higiene e beleza, seção da loja em que o mix foi reduzido em mais de 16% das categorias – chegando a 18,5% nos hipermercados. Redução importante também foi observada na seção de bebidas, com diminuição de SKUs variando entre 10,9% das categorias (supermercados grandes) até 13,2% (atacarejo).

Além dos itens sazonais, quem menos sofreu com o enxugamento do mix foram as commodities: redução inferior a 4% em todos os formatos do canal alimentar.

(Com informações da SA Varejo)

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também