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Santa Catarina é destaque no consumo em supermercados no Brasil

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Estado se consolida como pólo de consumo estratégico, aponta estudo Consumo nos Lares, da Abras

O estado de Santa Catarina mais uma vez figura como destaque no varejo nacional, de acordo com o estudo Consumo nos Lares, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Os dados revelam o forte desempenho do estado no cenário nacional, impulsionado por um consumo doméstico consistente e indicadores que reforçam sua relevância econômica no Brasil, com consumidores engajados e mercados dinâmicos.

Em outubro de 2024, o consumo nos lares catarinenses teve alta acumulada de 2,67% no ano, superando as projeções nacionais. Além disso, o aumento de 3,5% em relação ao mês anterior confirma a tendência de crescimento sustentado.

Variações nos preços e impacto no consumo – O levantamento indica que a cesta Abrasmercado, composta por 35 produtos de largo consumo, apresentou uma alta de 2,44% em outubro, atingindo R$ 757,49 no Sul, uma das variações mais baixas entre as regiões brasileiras. Este aumento foi impulsionado principalmente por itens como carne bovina, tomate, óleo de soja e leite longa vida.

A cesta de alimentos básicos, composta por 12 itens essenciais, também acompanhou essa tendência, registrando variação de +2,05% no Sul, com o custo médio de R$ 350,03 em outubro. Esses números destacam o equilíbrio regional nos preços em comparação ao resto do país.

Diferenciais e desafios – A análise do estudo reforça que Santa Catarina segue sendo referência em consumo consciente e fortalecimento do mercado local. “Os dados do estudo Consumo nos Lares reforçam o potencial do estado como um pólo de consumo estratégico. Continuaremos investindo em iniciativas que promovam inovação, conexão com o consumidor e fortalecimento do mercado local”, afirma Alexandre Simioni, Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

Por outro lado, Simioni aponta desafios como a dificuldade de encontrar e manter profissionais. “Hoje, muitas lojas já operam com autoatendimento em setores como padarias e açougues, porque é cada vez mais difícil encontrar operadores para essas funções. Em muitas lojas, por exemplo no Oeste, 20% dos funcionários são estrangeiros. Ao tempo que cada vez abrimos mais lojas, a mão de obra vai se tornando escassa. Isso é algo que vai se expandir ainda mais, e precisamos estar preparados”, diz.

O Presidente lembra também que, apesar do cenário positivo, o setor enfrenta alta nos preços e por isso precisa investir mais em estrutura e atendimento para manter a fidelidade dos consumidores. “Os supermercadistas não definem preços dos produtos, por isso é sempre uma equação delicada manter preço e qualidade, mas temos conseguido um bom desempenho”, avalia.

Entre os fatores que contribuem para o desempenho positivo estão:

Alta renda média regional: Com maior poder aquisitivo, as famílias catarinenses conseguem manter um padrão elevado de consumo, mesmo em cenários desafiadores.

Preferência por marcas locais: O vínculo com produtos regionais fortalece a economia estadual e destaca o estado no mercado supermercadista.

Investimentos no setor: a abertura de novas lojas e reinaugurações no Sul têm contribuído para diversificar as opções para os consumidores e melhorar a competitividade do mercado.

Perspectivas positivas para as festas de fim de ano – Com as projeções de consumo para as festividades de fim de ano, o estudo indica um crescimento médio de 12,1% no consumo de carnes típicas e de 13% em bebidas no Sul. Esses números reforçam o otimismo para o fechamento do ano e reafirmam o protagonismo do estado no cenário nacional.

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Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

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Presidente Executivo

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Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

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