Você está em Acats • Conteúdo

Rede dos EUA aposta da força do contato ´olho a olho´

PCC_Olho_no_olho

A PCC Community Markets decidiu reverter o processo de instalação de quiosques de autoatendimento e de priorizar a interação humana acima da tecnologia. Apesar do crescimento no uso de equipamentos de autoatendimento, rede apostou no contato “olho a olho”.

A tecnologia está ganhando mais terreno na operação supermercadista em todo o mundo, sobretudo nos Estados Unidos e na China. Independente do país, é unânime a busca por soluções que facilitem a jornada de compra nas lojas, seja física ou virtual.

Aliás, hoje, os supermercados também estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, usando redes sociais, aplicativos e ferramentas de chat para encurtar a distância e gerar um relacionamento duradouro.

O ambiente virtual é um caminho sem volta e faz parte da Transformação Digital das operações, mas antes de qualquer ação, o gestor precisa conhecer os desejos do cliente.

Só que, após investir em quiosques de autopagamento para diminuir as filas, a PCC Community Markets decidiu remover todos eles. Isso aconteceu depois de observarem o comportamento dos clientes nos caixas tradicionais que restaram nas lojas.

Segundo Heather Snavely, vice-presidente de Marketing da cooperativa de alimentos sediada em Seattle, Estados Unidos, os quiosques não favoreciam a conexão entre as pessoas.

Mesmo na contramão dos exemplos da Amazon Go, Walmart e Kroger, a PCC sabe que seus clientes ainda procuram o contato “olho no olho” com os operadores de checkout.  A confirmação veio pelo feedback positivo do público após a retirada dos equipamentos.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também