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Prevenção de Perdas exige foco total das empresas

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Carlos Eduardo Santos.

Entre 2020 e 2021, o Índice de Perdas no Varejo aumentou em todo o setor e os supermercados foram os maiores prejudicados, segundo dados da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, aumento de 2,10% para 2,15% no período. Para Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe, o aumento das perdas não identificadas, como os furtos, têm influência de aspectos sociais. “A vulnerabilidade aumentou em 2021 e também aspectos como desemprego alto, por exemplo, tem impacto direto no crescimento desses índices”, explica. 

Já as quebras operacionais, como produtos sem condições de venda, o presidente da Abrappe acredita que o melhor caminho para os varejistas está na gestão do estoque.

– A gestão de estoque inadequada causa o efeito cascata. Por exemplo, produtos vencidos são o resultado de uma compra ruim, assim como itens com avarias representam falhas no manuseio e no armazenamento. O erro está em querer abastecer em grande quantidade para evitar ruptura, mas ter quebra operacional – analisa Santos.

Para Santos, independente do tamanho da rede, o principal desafio é conseguir identificar a perda. Sem saber onde está o problema, muitas vezes o supermercadista acaba aumentando a margem de lucro e perde competitividade no varejo.

– Antes de implementar um sistema de prevenção de perdas, é necessário ter uma boa ferramenta de gestão do estoque, que seja confiável, e que possa identificar a perda. Antes de qualquer coisa, tem que conhecer as perdas, os departamentos com maiores problemas e identificar as causas”, completa o presidente da Abrappe.

(Com informações da Super Varejo).

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Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

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Presidente Executivo

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Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

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