A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promove no dia 17 de setembro, em Florianópolis, o Fórum Supermercadista de Prevenção de Perdas. O encontro terá entre os destaques a participação do Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Emerson Fernandes, que fará a palestra de encerramento. O evento é voltado a empresários e profissionais do setor e vai abordar práticas de gestão voltadas à prevenção de perdas e à proteção dos negócios.
Com o tema “Cultura de prevenção de perdas como estratégia de resultado”, o eixo de Prevenção de Perdas integra a programação dos Fóruns Supermercadistas Acats 2025, que serão realizados nos dias 17 e 18 de setembro, na sede da Acats. As inscrições estão abertas e são gratuitas e exclusivas para profissionais e empresários supermercadistas.
Programação
A agenda inicia às 8h, com credenciamento e abertura oficial. Na sequência, o Presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE), Carlos Eduardo Santos, fala sobre a gestão estratégica aplicada ao varejo. Às 10h, o painel “Supermercados sem desperdício: IA e o futuro da prevenção de perdas” traz nomes como Fernando Gamboa e Fernando Lage, ambos da KPMG Brasil. Ainda pela manhã, o Gerente de Segurança Patrimonial, Prevenção de Perdas e Inventário da Rede Giassi e Diretor do Comitê de Eficiência da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Ederson Fernandes, apresenta os resultados da pesquisa ABRAS 2025 sobre eficiência operacional.
Ainda pela manhã, às 11h40, será realizado o painel “Cultura de prevenção de perdas: boas práticas operacionais no dia a dia da loja”, com participação de Alessandro Ziebell (Hiper Select), André Faccin de Almeida (Cooper), Alaor Dalberto (Sysmo Sistemas) e Paulo Roberto Lima de Souza (Moniari), sob mediação do Coordenador do Comitê de Prevenção de Perdas da Acats, Ederson Alves.
No período da tarde, às 13h30, Eduardo de Araujo Santos (EAS Soluções) falará sobre como reduzir com sucesso as perdas de perecíveis, seguido às 14h20 pela apresentação de Letícia Zago (Mesa Brasil Sesc-SC) sobre o papel do supermercado na redução e prevenção do desperdício de alimentos.
Às 14h40, acontece o painel “Segurança empresarial e patrimonial: gestão de risco e proteção dos negócios, colaboradores e clientes”, com Fábio Roberto de Souza (Havan), Gesiel Vieira da Silva (Grupo Angeloni) e Douglas Gusmão (Grupo Carrefour), mediado por Ederson Fernandes (Rede Giassi e Abras).
O encerramento será às 15h30, com a palestra do Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Emerson Fernandes, trazendo a visão da instituição sobre segurança pública.
Fóruns Supermercadistas Acats 2025
Entre os encontros mais importantes do setor varejista de Santa Catarina, os Fóruns Supermercadistas Acats 2025 irão reunir empresários, executivos e profissionais para discutir os principais desafios e oportunidades que impactam o dia a dia dos supermercados. A programação foi organizada em eixos temáticos. No dia 17 de setembro, os conteúdos estarão voltados à prevenção de perdas, logística e tributário. Já no dia 18 de setembro, o Fórum terá como foco a gestão de pessoas, jurídico, governança e sucessão.