Você está em Acats • Conteúdo

Posicionamento ACATS: Falta de reposição aumenta o comprometimento de estoques

Logo_Acats_maishorizontal

A Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) informa que, após cinco dias de bloqueios nas estradas pelo movimento dos caminhoneiros, os supermercados catarinenses continuam operando dentro das suas possibilidades, com estoques cada vez mais escassos pela falta de reposição.

A ACATS está monitorando a situação em todas as regiões do Estado, todas elas reportando ocorrências de desabastecimento, principalmente em hortifrúti e em produtos perecíveis e carnes in natura.

A maioria das lojas está bem abastecida em categorias de produtos de longo prazo de validade principalmente em cidades de pequeno porte do interior. Nestas localidades o abastecimento é feito com intervalos mais longos e a cada visita os supermercados aproveitam para formar estoques altos.

FINAL DE SEMANA

A tendência para o final de semana, segundo a ACATS, ainda proporciona condições mínimas de funcionamento e atendimento para todas as lojas, já que as falhas de produtos (rupturas), por enquanto, são parciais, concentradas nas categorias de frutas, legumes, verduras e perecíveis de curto prazo de validade.

LIMITAÇÃO DE VENDA DE PRODUTOS

Esta é uma realidade que se amplia a cada momento, variando a loja, localização, demanda verificada e estoques. As restrições são informadas no interior das lojas e seções por quantidades em cartazes bem visíveis. As categorias que já estão com venda limitada em várias regiões são:

Leite longa vida

Derivados do leite

Água mineral

Carnes

A PARTIR DA SEMANA QUE VEM

Caso a reposição de produtos não aconteça a partir de segunda-feira, novas categorias passam a representar risco de indisponibilidade, o principal deles é o pão, pela falta de matéria prima (trigo) e por falta de gás. Os fabricantes de pães industrializados de outros estados, cuja validade varia entre 7 e 14 dias, não conseguem entregar novos produtos e estes também passarão a correr risco de se esgotar nas prateleiras.

Produtos que correm risco de se esgotar nas gôndolas a partir da semana que vem:

– Frios e laticínios

– Verduras e frutas de larga escala de consumo como batata e tomate

–  Carnes in natura e resfriadas em geral

– Frutas de fornecedores de outros Estados, como melão e mamão

– Pães frescos e industrializados.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também