Você está em Acats • Conteúdo

Posição de Abastecimento nos Supermercados (30.05)

Logo_Acats_maishorizontal

(Pesquisa feita em dez regiões catarinenses)

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vem monitorando empresas associadas e formadas por redes de todos os portes e lojas de todas as regiões. A partir de vários pontos desbloqueados em rodovias estaduais e principalmente federais na tarde desta quarta-feira (30.05) existe uma perspectiva de que o abastecimento de produtos que atualmente estão em falta seja paulatinamente reestabelecido nas lojas de supermercados catarinenses a partir de agora.

Em algumas regiões as redes de supermercados começam a movimentar internamente cargas de produtos que estavam estocadas em Centros de Distribuição, o que vai agilizar a reposição de algumas categorias de produtos com mais rapidez.

A Ceasa/SC informa que ape

​sar do feriado de Corpus Christi as unidades de atendimento funcionarão normalmente nesta quinta feira (31.05) com previsão de chegada de algumas categorias de frutas, legumes e verduras que estão em falta e que serão supridas por fornecedores do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul e também do Interior de SC.
As lojas de supermercados também estarão funcionando normalmente nesta quinta-feira, mesmo com o feriado, seguindo seu cronograma normal de atendimento a partir daí, inclusive nos finais de semana

Problemas que persistem nesta quarta-feira:

Os maiores problemas continuam ocorrendo no segmento de frutas, legumes e verduras (FLV), leite UHT, pães industrializados, derivados do leite em geral e demais itens perecíveis lácteos, que não estão sendo entregues desde o primeiro dia de paralisação dos caminhoneiros.

Outra demanda que ainda não está resolvida é o reabastecimento de gás, essencial para o funcionamento dos setores de padaria e confeitaria das lojas. Todas as regiões do Estado enfrentam a escassez de gás.

Produtos disponíveis, mas com problemas de sortimento:

Algumas categorias de produtos como leite e derivados lácteos, laticínios, ovos, azeites/óleos, carnes in natura, cereais como arroz trigo e feijão estão disponíveis, mas tem restrição de sortimento, isto é, menos opções de marcas e tipos de embalagens/pesos.

Nos setores de higiene e limpeza o principal problema é a oferta de papel higiênico, com restrição de sortimento e também algumas marcas de desinfetantes de largo consumo.

Normalização de estoques:

Dependendo da localização das redes e lojas, e também da velocidade com que os fornecedores irão chegar para a reposição de mercadorias, a estimativa da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) é de que a situação do abastecimento comece

​seja normalizada normalizada em até 10 dias. Em algumas lojas situadas no interior o prazo chega a ser de 15 a 20 dias, pelas distâncias maiores a serem percorridas.

 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também