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Perspectivas para as festas de fim de ano: otimismo no setor de supermercados

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Estudo aponta que consumidores catarinenses estão dispostos a investir em itens de maior valor agregado durante as festividades

Santa Catarina reafirma sua força no cenário nacional como um dos estados de maior potencial de consumo​​ para as festividades de fim de ano. Segundo o estudo “Consumo nos Lares Brasileiros”, divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados), espera-se um crescimento médio de 12,1% no consumo de carnes típicas e de 13% em bebidas em todo o Brasil, com destaque para a região Sul. 

Os dados mais recentes apontam que as carnes bovinas e suínas, como lombo e pernil, terão um crescimento expressivo de consumo de 12,4% e 12,3%, respectivamente. Já as bebidas, incluindo cervejas e vinhos, devem registrar um aumento médio de 13%. Além disso, itens como panetones e chocolates, símbolos das celebrações natalinas, também apresentam projeções positivas, com incremento médio de 11,4%​.

A pesquisa também destaca o perfil dos consumidores catarinenses, que são mais propensos a optar por produtos frescos e regionais. Cerca de 59% das carnes são adquiridas diretamente em supermercados, evidenciando a relevância deste canal para atender às demandas sazonais​.

Santa Catarina como protagonista – O estado catarinense mantém sua posição de destaque no cenário nacional. Dados da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mostram que o estado possui um poder de consumo superior à média nacional, com consumidores dispostos a investir em itens de maior valor agregado durante as festividades​​.

O Presidente da Acats, Alexandre Simioni, reforça a importância desse momento para o setor: “As festas de fim de ano são uma oportunidade única para estreitar laços com os consumidores e demonstrar a força do varejo catarinense como um pilar da economia regional.O setor supermercadista entra no período natalino com grandes expectativas de vendas e com planos sólidos para o início de 2025”, diz.

Impactos econômicos – O otimismo dos números é sustentado por fatores macroeconômicos como a liberação do 13º salário, que deve injetar mais de R$ 321 bilhões na economia brasileira, e as quedas na taxa de desemprego (com destaque nacional para Santa Catarina), que reforçam a recuperação do poder de compra das famílias​.

Além disso, o aumento na movimentação de recursos nas festas de fim de ano reflete diretamente no setor supermercadista, que viu um crescimento acumulado de 2,67% no consumo ao longo de 2024. Produtos como carne bovina e laticínios puxaram os gastos das famílias, mas a expectativa para dezembro é que categorias festivas ganhem ainda mais espaço nos carrinhos de compras​.

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Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

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Presidente Executivo

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Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

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