Você está em Acats • Conteúdo

O JBP como hub de crescimento: criando parcerias estratégicas para geração conjunta de valor

Não é de hoje que se fala que o cenário do varejo moderno exige que os profissionais comerciais da indústria e do varejo abandonem a mentalidade puramente transacional. Em vez de focar apenas em preços e negociações de curto prazo, o foco, cada vez mais, deve se voltar para a geração conjunta de valor, o que exige transformar os fornecedores ou clientes em parceiros estratégicos, de fato.

Gerar valor em conjunto demanda a aplicação de diversos métodos e ferramentas que habilitam essas parcerias a transformar ideias em resultados concretos e de impacto financeiro direto.

Neste contexto, é muito importante que todos estejam aptos a operar as 3 principais ferramentas de geração conjunta de valor: o Joint Business Plan (JBP), o Gerenciamento de Categorias (GC) e a Gestão da Eficiência Operacional (SCM, em inglês).

O objetivo principal de um Joint Business Plan (JBP) é a colaboração de longo prazo para alcançar objetivos mútuos e, em última análise, gerar valor para o consumidor final. O JBP não é apenas mais um plano; é a ferramenta de conexão que integra e potencializa todas as demais iniciativas de valor.

O JBP conecta-se diretamente ao Gerenciamento de Categorias. O GC é uma técnica fundamental que visa otimizar a experiência de compra e maximizar as vendas e a rentabilidade através de um processo que alinha desde a definição da categoria, a determinação de seu papel e o estabelecimento de metas. A partir daí, são definidas Iniciativas típicas, como revisões de sortimento e planogramas e comunicação com o shopper alinhadas e executadas sob o guarda-chuva estratégico do JBP.

A colaboração estratégica do JBP se estende à logística através da Gestão da Eficiência Operacional, um ponto comumente subexplorado. Isso é vital, visto que os custos logísticos podem ser altos e a ruptura de estoque gera perda de vendas. Essa interação permite aumentar a eficiência e otimizar processos, exigindo uma visão integrada de ponta a ponta. As iniciativas operacionais típicas visam minimizar perdas e rupturas e incluem a Entrega Centralizada, a Gestão de Pedidos, EDI, VMI e, em níveis mais avançados, o CPFR.

Porém, existe algo que é chave para que o JBP funcione: o cuidado no engajamento e alinhamento com os parceiros. Essas parcerias estratégicas devem ser fundamentadas em objetivos claros e um escopo bem definido. Isso requer alinhamento cultural com foco em colaborar vs. competir, respeito mútuo, sempre priorizando a satisfação do shopper.

O compartilhamento de dados é vital, incluindo a troca de informações estratégicas (planos e metas futuras) e o uso de plataformas de compartilhamento. A verdadeira vantagem não é a posse da informação, mas a capacidade Analítica de transformar dados em insights acionáveis.

Nada disso será possível se nós, profissionais, não abraçarmos a ideia de que precisamos desenvolver novas habilidades únicas para esse propósito. Podemos dividir essas novas habilidades necessárias em 4 grupos:

  • Desafiar o senso Comum, indo além das suposições com base em um conhecimento único sobre os canais, os clientes e os shoppers;
  • Alinhar diferentes visões, trabalhando colaborativamente interna e externamente;
  • Coletar e organizar dados relevantes para suportar as decisões de negócio e, por fim;
  • Testar e aprender, implementando as iniciativas em conjunto com diferentes parceiros, formatos de loja e pontos de contato com o shopper.

Em suma, o JBP é o “Hub” que conecta e integra o desenvolvimento de categorias, o desenvolvimento da eficiência operacional, impulsionando o crescimento mútuo, sempre com o propósito de gerar valor conjunto. Liderar os JBPs requer mudança de atitude e novas habilidades.

Guilherme Auger
Especialista em JBP, Trade Marketing, Finanças Comerciais e Análise de Dados e Instrutor confirmado no curso “Compradores do varejo: de operacional a estrategista”. As inscrições para a capacitação promovida pela Acats estão abertas. Clique aqui e saiba os detalhes.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também