Você está em Acats • Conteúdo

Novos Dados Sobre Rastreabilidade de Hortifrutigranjeiros

Paripassu_2901_01-e1548850619307

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) reuniu mais de 40 representantes de empresas supermercadistas para promover (29.01) a apresentação de novos resultados do Programa Alimento Sustentável/RAMA, de rastreabilidade e monitoramento de alimentos. Santa Catarina continua com a maior participação proporcional do País, com 22 redes de supermercados participantes de um total Brasil de 55, correspondendo a 8,5% do total de volume rastreado, isso significando internamente cerca de 60% do total de demanda de consumo de hortifrútis no Estado, distribuído por mais de 200 lojas.

O encontro foi coordenado pelo Diretor Executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Antonio Carlos Poletini e o pelo diretor da PariPassu, Giampaolo Buso, empresa parceira na operação do programa. Também participou do evento a nova diretoria da Vigilância Sanitária de SC, Lucélia Ribas.

Na questão de análises os números apresentados em 2018 totalizaram 114 tipos de produtos analisados em 1.221 amostras, taxas de conformidade médias entre 71% e 73%, com destaque para vegetais de largo consumo como cebola (95%), batata (93%), laranja (83%), banana (71%) e mamão (80%). O Brasil rastreou no ano passado 122.411 toneladas de produtos.

A participação total do segmento de frutas, legumes e verduras no faturamento dos supermercados, relativamente a 2018, deverá ser apresentada no balanço do setor que a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), anunciará no próximo dia 19 de março na convenção marcada para o Rio de Janeiro. Os dados referentes a 2017 indicam um faturamento de R$ 30,2 bilhões, valor equivalente a 8,6% do total.

O Diretor da PariPassu, Giampaolo Buso, considera prioritário para que o programa conquiste avanços que os supermercados aproveitem bem o seu papel para serem um local de educação dos consumidores, chamando a atenção para as qualidades e os diferenciais dos alimentos naturais e rastreados, “Vamos manter a mobilização em todos os segmentos envolvidos, desde a produção, distribuição, regulamentação e fiscalização e indo até as lojas de supermercados onde estão os consumidores finais”.

Giam citou um exemplo de uma campanha de valorização de consumo com ações promocionais em lojas onde os resultados de venda cresceram até 230% em algumas categorias de produtos.

O Diretor Executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini, enalteceu o trabalho das redes supermercadistas catarinenses, que foram pioneiras na implantação do Programa e disse acha que é hora de ampliar a comunicação e mostrar as principais vantagens da alimentação sadia e correta para turbinar os resultados de demanda desta categoria dos hortifrúti. “Temos uma tendência da população em consumir mais produtos saudáveis e um dos objetivos do nosso Programa é oferecer mais segurança alimentar para os consumidores”.

Antonio Carlos Poletini, Lucelia Ribas e Giampaolo Buso.
Evento realizado na nova sede da ACATS, em Florianópolis.
Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também