Você está em Acats • Conteúdo

Moinho do Nordeste é líder de vendas na Região Sul

moinhoNordeste-scaled-e1662384687356

Pesquisa divulgada pela revista SuperVarejo mostra a marca Moinho do Nordeste como a preferida na categoria de fornecedora de farinha de trigo para o canal supermercado. A 18ª edição do Ranking Nielsen, denominada 5+, publicada anualmente em parceria com a SuperVarejo, analisou os líderes das marcas em 206 categorias de produtos comercializados no País.

O Moinho do Nordeste é o primeiro na Região Sul no segmento Farinha de Trigo em 2022, no canal supermercado (volume total). O estudo reflete a movimentação no comportamento dos consumidores em relação aos produtos mais acessados nas gôndolas e apresenta dados estratégicos em relação às cinco marcas que integram as principais cestas das famílias – alimentos, bebidas, limpeza, higiene pessoal e cosméticos. 

O compromisso de estar em constante inovação é uma das premissas do Moinho do Nordeste, empresa fundada na região Nordeste do Rio Grande do Sul, com matriz em Antônio Prado e filial em Pinhais (PR) e atuação no ramo alimentício há mais de 76 anos.

O diretor-presidente do Moinho do Nordeste, Valdomiro Bocchese da Cunha, pontua que a distinção representa um trabalho desenvolvido há muito tempo no varejo dos três Estados da Região Sul, além de São Paulo.

– Monitoramos vários índices internamente há mais de 10 anos e por meio deles constatamos que nossos processos para melhorias, como a automação para ampliar a qualidade dos produtos, são muito positivos. Esse trabalho visa cada vez mais oferecer itens que atendam as demandas dos consumidores – argumenta.

O Moinho do Nordeste, que tem mais de 300 funcionários e capacidade para processar 1.100 toneladas de trigo por dia nas duas unidades, em Antônio Prado (RS) e Pinhais (PR), tem como carro-chefe a Farinha de Trigo Nordeste Tipo 1. Outras marcas que também pertencem à empresa são mais restritas em determinadas regiões, como a Borgonha, no norte de Santa Catarina, ou a Sudoeste, como segunda marca em toda a Região Sul.

Ao todo, são mais de 100 itens no portfólio, incluindo farinhas, misturas para bolos e pães, fermentos e massas, com distribuição nas regiões Sul e Sudeste do País. Nesse contexto, são contemplados mercados específicos, com produtos direcionados à panificação e confeitaria, o que comprova a expertise na atuação multicanais, por exemplo, padarias, food service, varejo e indústria.

PROCESSO

A seleção do trigo é a primeira etapa da matéria-prima antes de passar pelo processamento e chegar às gôndolas e aos lares dos consumidores. Nesse processo, há um rigoroso controle de segurança por meio de políticas de higiene internas, seguindo orientações e normas das certificações ISO 9001:2015 e FSSC 22000. Esta última integra o esquema de certificação de Sistemas da Gestão da Segurança dos Alimentos, tendo como base a norma ISO 22000 Segurança dos Alimentos e a ISO TS 22002 – 1 Programa de Pré-requisitos (Boas Práticas de Fabricação). O processo é reconhecido pelo GFSI (Global Food Safety Initiative), sendo garantida a fabricação de um produto seguro para o consumidor.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também