Você está em Acats • Conteúdo

Manter supermercados abertos é fundamental

2Capa-not-1304
MANTER SUPERMERCADOS ABERTOS É FUNDAMENTAL PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA.

Como responsáveis por quase 90% dos abastecimentos da população brasileira em itens de alimentação, higiene e limpeza, os supermercados catarinenses assumiram papel de relevância nestes tempos de pandemia.

Mantiveram suas portas abertas garantindo abastecimento das famílias, cumprindo sua missão de atividade essencial à sociedade condição garantida por lei federal (Lei 605/49, Decreto 24.048/49, Decreto 9.127/2017).

Nos primeiros sinais da chegada do novo Coronavirus, os supermercados se mobilizaram sob a liderança da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) atuando em várias frentes.

 A Entidade estabeleceu, de imediato, canais permanentes de interlocução e negociação com as autoridades estaduais e municipais, com o objetivo de preservar a melhor sintonia entre as decisões da política sanitária do Estado e municípios, visando garantir que a aplicabilidade das novas regras chegasse de forma imediata ao conhecimento das empresas do setor supermercadista.

Paralelamente, a ACATS constituiu uma equipe multiprofissional que trabalhou na elaboração de um protocolo de prevenção e proteção dos supermercados contra a covid-19, com foco nos colaboradores e consumidores.

Além disso, a Entidade implementou a campanha com o mote “SOMOS TODOS ESSENCIAIS NESSA LUTA”, voltada para a conscientização de todos os públicos. As lojas ajustaram suas operações reforçando a segurança sanitária, conforme orientações das autoridades.

Para que haja um fluxo melhor distribuído, já reduzido pelas restrições no número de clientes dentro das lojas, é fundamental preservar a abertura dos supermercados aos domingos, assim como já vinha acontecendo.

Os supermercados mantêm seu propósito de continuar a servir a sociedade e sempre de acordo com o que estabelece a legislação, mesmo porque é um dos setores mais regulados da economia, porém, com a garantia de plenas condições de funcionamento, preservando a sua missão de atividade essencial.

Paulo Cesar Lopes – Presidente da Associação Catarinense

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também