Você está em Acats • Conteúdo

Mais de 4.500 empresas já aderiram à NFC-e em SC

Sysmo_NFCE

Ainda não é obrigatório, mas muitas empresas catarinenses já iniciaram a troca do Emissor de Cupom Fiscal (ECF) pela Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Relatório de outubro mostra 4.513 empresas autorizadas a emitir o novo documento fiscal no estado. Desse total, pelo menos 800 lojas são do setor supermercadista.

O Super Alberti, cliente Sysmo de Chapecó, foi o primeiro supermercado do estado a fazer a migração, ainda em janeiro. Naquele mês, a Receita Estadual registrou a emissão de 55 mil documentos fiscais pelo sistema NFC-e. De lá para cá, a opção pelo novo formato tem ganho cada vez mais adesão. Em setembro foram emitidos 6,5 milhões de documentos fiscais eletrônicos. De acordo com o auditor da Receita Estadual, Paulo Gotelip, 60% desse volume vem dos supermercados.

Com a NFC-e a empresa fica livre da Redução Z e do Bloco X e, como está integrada automaticamente com a Secretaria da Fazenda, elimina a necessidade de enviar documentos adicionais. Outra novidade é a integração com plataformas de vendas físicas e virtuais, consulta das notas diretamente no portal e o recebimento do Danfe resumido por e-mail ou SMS.

A implantação do novo sistema custa bem menos que o antigo. De acordo com Paulo, as novas lojas já estão abrindo as portas com todos os caixas com NFC-e. Já as antigas estão fazendo a transição aos poucos. “Deu problema com um emissor de cupom fiscal, o pessoal já vai lá e substitui o equipamento danificado por um novo de NFC-e. Ela representa uma redução de custo e mais segurança para o empresário.”

Com a NFC-e os dados de cada venda são transmitidos imediatamente para a Receita Estadual e a impressão pode ser feita por impressoras comuns que custam de R$ 500,00 a R$ 1.500,00.

Fonte: Sysmo

Vídeo tira dúvidas sobre este novo enquadramento:

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também