Você está em Acats • Conteúdo

Ministro Paulo Guedes é homenagedo pela Abras

LiveAbras05-e1605196858398

Em comemoração à passagem do Dia Nacional do Supermercado, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) promoveu (12.11) um encontro virtual que contou com a participação do Ministro da Economia, Paulo Guedes. Após sua fala, o Presidente da Abras, João Sanzovo, fez a entrega simbólica do título de supermercadista Honorário da Entidade, como reconhecimento pela relevância de sua atuação ao segmento supermercadista brasileiro. Guedes recebeu o troféu em seu gabinete em Brasília/DF.

Na sua intervenção, Paulo Guedes enalteceu o papel do segmento supermercadista brasileiro durante a ocorrência da Pandemia. “Foi um trabalho extraordinário e histórico pela garantia do abastecimento de produtos alimentícios. O país não parou, o campo continuou produzindo, as redes de transportes continuaram trazendo os produtos para as lojas de supermercados, e que por sua vez abasteceram a população”.

– Foi estabelecida uma parceria colaborativa e responsável para que a rede de supermercados mantivesse a população abastecida – destacou o ministro.

Guedes traçou um cenário otimista para o Brasil em 2021 projetando uma taxa de crescimento de até 4%.

– Os sinais vitais da economia estão mantidos, existe demanda alta por energia e combustíveis, a arrecadação cresce impulsionada por negócios e serviços e a recriação de empregos formais está vindo de 100 mil em julho para 300 mil em setembro – pontuou.

Para Guedes, a distribuição do auxílio emergencial exerceu um papel fundamental na onda que agora o País vive em busca de sua recuperação. “Além do contingente já atendido do Bolsa Família, o Governo digitalizou 64 milhões de brasileiros que estava à margem da Sociedade, preservando as camadas mais vulneráveis da população. Ali os recursos oficiais efetivamente chegaram na sua base”.

O ministro da Economia acha que a alta de preços em alguns produtos é transitória e setorial e que deve se acalmar nos próximos meses.

Ele voltou a defender sua proposta de reduzir a carga de impostos indiretos, fazendo referência à desoneração da folha de pagamentos, “que é o mais cruel dos impostos”, trocando por impostos sobre transações, inclusive as digitais.

Na defesa deste argumento, Guedes disse que a prioridade da geração de empregos formais tem como objetivo combater a informalidade que trava o índice de crescimento da produtividade no Brasil. Também defendeu renovar o marco regulatório, um novo regime fiscal, menos complexo e mais favorável à livre iniciativa.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também