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Leite longa vida tem queda de preço de quase 14%

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Os preços de alimentos caíram, em média, 0,51% em setembro na comparação com agosto, de acordo com o relatório do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado (11.10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O movimento é contrário ao do mês anterior, quando grupo Alimentos e Bebidas tinha registrado alta de 0,24%.

Entre os destaques do mês passado, está o leite longa vida, cujo preço caiu, em média, 13,71%. O óleo de soja, outro produto que havia registrado altas de preço em meses anteriores, caiu 6,27% em média, em setembro. De outro lado, uma das maiores altas foi a da cebola, de 11,22% em setembro. Em agosto, o preço médio do produto tinha registrado alta de 5,12%.

– O preço do leite subiu bastante desde o começo do ano e desde agosto a gente veio observando uma redução, de forma mais intensa agora em setembro. Estamos entrando no final do período de entressafra e, com a melhora da produção, há a melhora da oferta no mercado – analisa o gerente do IPCA, Pedro Kislanov.

A prévia da inflação de setembro, o IPCA-15, já havia sinalizado uma queda no preço do produto ao consumidor. Apesar do resultado do mês passado, o preço do leite longa vida no acumulado do ano ainda reflete o peso do movimento de meses anteriores. A alta acumulada desde janeiro é de 36,93%.

Além dos alimentos, outros três grupos de produtos analisados pelo IBGE tiveram deflação no mês passado. Transportes (-1,98%), influenciado pela queda dos preços de gasolina (-8,33%), etanol (-12,43%) e óleo diesel (-4,57%); Comunicação (-2,08%) e artigos de residência (-0,13%)

Resultado geral

No geral, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou deflação de 0,29% em setembro. De acordo com o IBGE, é o menor resultado para o mês de toda a série histórica. E terceiro mês seguido de deflação neste ano. Em agosto, a queda no indicador oficial de inflação do país tinha sido de 0,36%. Em setembro de 2021, o Instituto havia registrado alta de 1,16%. No acumulado do ano, o IPCA ainda tem alta de 4,09%. E em 12 meses, de 7,17%.

(Com informações do Globo Rural)

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Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

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Presidente Executivo

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Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

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