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Inovação e tendências no setor são temas do Fórum Supermercadista Acats 2024

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Você vai ler:

  • Supermercadistas catarinenses destacam-se em inovação e eficiência operacional
  • Descubra como a cultura organizacional e a tecnologia estão moldando o futuro do setor
  • Destaques das apresentações do primeiro dia

A sede da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) em Florianópolis recebeu, nesta quarta-feira (16), o Fórum Supermercadista 2024, que segue nesta quinta-feira com palestras, painéis e encontros de negócios. No primeiro dia, profissionais e empresários do setor puderam trocar experiências e discutir as últimas tendências em cultura organizacional, sucessão familiar, comunicação nas relações de consumo e eficiência operacional.

Na abertura do encontro, o Presidente da Acats, Alexandre Simioni, pontuou a importância do evento que teve como tema “Conexões inspiradoras: potencializando competências e gerando resultados”. 

“Precisamos estar atentos às mudanças no comportamento do consumidor e às novas ferramentas tecnológicas. A transformação digital, sustentabilidade e a experiência do cliente são pontos-chave para o sucesso dos nossos negócios”, falou. O Fórum teve mais de 300 inscritos, também para participação on-line.

O Fórum teve patrocínios de Marquespan, Hershey’s, Camil, Nextop, Checkout RH, Scanntech e Indústria Feliz.

Programação

Confira os destaques das apresentações:

O primeiro dia do Fórum contou com a palestra “Cultura organizacional: promovendo um ambiente de pertencimento, engajamento e crescimento”, apresentada pela Diretora de Gente e Cultura da Softplan, Alejandra Nadruz. 

“Um modelo mental define um comportamento, e o comportamento define o resultado. A forma como os líderes e colaboradores se comportam no dia a dia em cada interação com o consumidor e cliente final vai impactar diretamente nos resultados. Por isso, quando falamos em setor supermercadista, a cultura da empresa, quando bem definida, é extremamente valiosa”, ressalta.

Na sequência, Bruno Frias, Customer Success Manager da Checkout RH, apresentou “Formação e desenvolvimento pessoal na operação das lojas”. Juliano Camargo, CEO da Nextop, apresentou o Talk Soluções “Tecnologia e inovação para o varejo”. Em sua fala, Camargo abordou tendências na eficiência operacional e melhorias desenvolvidas e pensadas para o consumidor. 

Ainda na primeiro dia do Fórum, Gilson Faust, Consultor Sênior de Governança da GoNext Governança & Sucessão, tratou de “Passo a passo para uma sucessão familiar descomplicada”. Segundo Faust, a sucessão bem planejada é a chave da longevidade da empresa. “Falar sobre perenidade empresarial é falar de processo de sucessão bem planejado. A maioria dos negócios deixa de existir porque a sucessão não aconteceu da forma adequada. Um processo de sucessão precisa ser planejado, acompanhado e desenvolvido”, explica. De acordo com a Pesquisa Global da PwC, 44% das empresas não têm plano de sucessão.

No painel “Governança e sucessão: preparando a próxima geração de líderes”, a Gerente Comercial Bonno Atacadista e Varejo, Francielly Crestani, e o Gerente Administrativo no Supermercado Carol, Rogério Tridapalli Junior, debateram os desafios do processo sucessório. “Ou a gente acerta ou a gente aprende. Herdeiro a gente mima, sucessor a gente treina”, afirma Tridapalli. O painel contou com mediação de Gilson Faust. 

Consumidores como aliados

Michele Rebelo, Diretora do Procon/SC e Delegada de Polícia, participou da Conversa com Especialista, que teve mediação da Assessora Jurídica da Acats, Drª. Regina Queiroz, sob o tema “Importância da comunicação nas relações de consumo”.

“Precisamos trabalhar não apenas reconhecendo a vulnerabilidade do consumidor, mas também atuando como um apoio forte para todos os setores empresariais. Queremos ser um ponto de suporte, de esclarecimento e promover parcerias integradas. A Administração Pública está se orientando cada vez mais para essa integração. O Estado, por si só, não consegue atender todas as demandas e é por isso que alguns líderes e gestores se destacam, pela coragem e ousadia de atuar dessa maneira”, fala.

Eficiência catarinense

Márcio Milan, diretor institucional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apresentou dados que reforçam a liderança de Santa Catarina no setor supermercadista. Segundo Milan, a eficiência dos supermercados catarinenses entre 2016 e 2023 alcançou 98,36%, superando a média nacional de 98,13%. “Santa Catarina está acima da média do Brasil, o que demonstra a força do nosso setor e o compromisso com a melhoria contínua”, destacou Milan. Com perdas limitadas a 1,64%, os supermercadistas catarinenses seguem empenhados em aprimorar ainda mais suas operações, consolidando o estado como referência em boas práticas de gestão no varejo alimentar.

Milan destacou a importância da transparência no setor supermercadista em relação ao aumento de preços, um tema frequentemente mal compreendido pelo público. “O supermercado não remarca preços, ele comunica que o preço subiu”, afirmou Milan, apontando que nos últimos quatro anos, a mídia já tem adotado essa visão mais clara sobre o assunto. Para ele, essa mudança de postura é fundamental para o setor, assim como o é a abordagem sobre a prevenção de perdas.

Redução e prevenção de perdas

Para compartilhar um Case de Sucesso, o Analista de Qualidade da PariPassu, Pietro Schenardi, contou como desenvolveu uma jornada de qualidade para o Supermercado De Angelina, que registrou -2,3% de perdas no setor de hortifrúti entre abril e setembro de 2024. O Gerente de Prevenção de Perdas do De Angelina, Ederson Alves, contou como foi a experiência, a automatização de processos e os resultados positivos na eficiência operacional. 

No encerramento do primeiro dia de atividades, a Especialista em Riscos e Prevenção de Perdas da Inwave Brasil, Vanessa Urbieta, explicou como o uso de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) pode auxiliar na redução de perdas nas empresas. 

“Essa reflexão destaca um ponto interessante sobre o uso da tecnologia no varejo alimentar, especialmente em termos de segurança e controle de processos. O uso de câmeras para além da segurança tradicional, como para monitorar procedimentos de segurança alimentar, é um exemplo de como a inovação pode otimizar processos e reduzir a necessidade de intervenção humana direta em tarefas repetitivas. É uma estratégia que, se bem implementada, pode trazer grandes benefícios para o varejo alimentar”, explicou.

O evento continua nesta quinta-feira (17), e as inscrições ainda estão abertas. Confira a programação completa e inscreva-se.

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Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

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Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

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