Você está em Acats • Conteúdo

INOVA ACATS apresenta tendências para o futuro do varejo

Inova_01-e1540478027178

Cerca de 300 participantes acompanharam as palestras e painéis do evento Inova ACATS – Um novo Olhar do Varejo, realizado (23.10) no Centro de Eventos do Sesc/Cacupé, em Florianópolis. A iniciativa foi da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), em parceria com a Fecomércio/SC. O fórum apresentou projeções de tendências e cenários futuros para empresas supermercadistas nos campos da tecnologia, sustentabilidade e inovação.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, afirmou que a iniciativa foi muito positiva e relevante para quem participou. “Nosso negócio está em permanente discussão e análises por conta de mudanças significativas pelas quais o mercado e a economia em geral estão passando. Nada melhor do que compartilhar conhecimentos com essa massa crítica de geradores de novos conhecimentos para que cada empresário que aqui esteve possa repensar e planejar melhor o seu negócio de olho no futuro”.

O Diretor Executivo da ACATS e coordenador do evento, Antonio Carlos Poletini, fez um balanço positivo do evento. “Pelo seu próprio nome, a ACATS soube ser inovadora mais uma vez e acreditamos que é muito importante manter um relacionamento de trabalho com demais entidades representativas dos segmentos de tecnologia e inovação, que tem um trabalho de ponta e referencial para todo o Brasil, sem esquecer o engajamento total nos processos sustentáveis, que também é um dos pilares de atuação de todo estre trade econômico catarinense”.

A programação contou com as seguintes etapas:

Palestra: A JORNADA DE COMPRAS NO VAREJO 4.0, com Ricardo Pastore, Coordenador do Centro de Varejo da ESPM;

Painel: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, com Giampaolo Buso, CEO da PariPassu Tecnologia de Rastreabilidade, Wellington Machado, CEO da Simplus Tecnologia, Danielle Bourg, Gerente de Projetos da Engie Solar e Alessandra Parisi, Executiva de Negócios da GS1 Brasil;

Palestra Internacional: INDUTORES DE INOVAÇÃO, com Enzo Vergalito, Diretor e Co-Fundador da Ewap Cooperative Company, Itália;

Painel: ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO PARA O VAREJO, com Daniel Leipnitz, Presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), José Eduardo Fiates, Presidente do Sapiens Park e Fundação Certi e Henrique Bussacos, CEO do Impact Hub Fpolis;

Painel: CASES DE INOVAÇÃO PARA O VAREJO, com Rômulo Simas, Diretor da Movit Partner Premier Google, Carlos Eduardo Silva, Presidente do Sistema de Marketing para Pequenos Varejos (SumOne) e Antonio Almeida, Superintendente da Brascol;

Palestra: INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS PARA O VAREJO, com Bernardo Meirelles, Diretor de Setor Público e Canais da Neoway;

Painel: SUSTENTABILIDADE NO VAREJO, com Francisco Biazini, Diretor da Rede Resíduos USP, Gisele Mara Schena, Gerente de Asistência do Departamento Regional do Sesc/SC, Gilberto Nascimento, Gerente Operacional do Supermercado Angeloni e André Mantovani, Diretor da Arueira Ambiental;

Painel: NEGÓCIOS INOVADORES PARA SUPERMERCADOS, com Marco Zolet, CEO & Co-Founder do Supermercado Now, Gerson Schmitt, Presidente do Conselho Diretor da Paradigma e Rodolpho Brock, Gestor de Projetos da Poupad.

Fica Técnica:

Evento: Inova ACATS – Fórum de Tecnologia, Sustentabilidade e Inovação para Supermercados.

Realização: Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e Fecomércio/SC.

Patrocínio: Engie, Poupad, Sesc/SC, Simplus, PariPassu, Sysmo, Senior, Área Central, Smarket Solutions, GreenYellow, Datalogic e Atm – Automação Comercial.

Apoio: Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Melitta, Primalta e Superpan.

Manifestações dos painelistas e palestrantes

A convivência e a interação das estruturas de varejos on line e off line com os consumidores do futuro, bem como diferentes graus e níveis de aplicabilidade de processos e soluções tecnológicas dominaram as apresentações do Inova ACATS. Outro aspecto convergente em todos os cenários apresentados no evento é a permanente preocupação com práticas sustentáveis reforçando a cultura da preservação do meio ambiente não apenas como filosofia de atuação, mas, também, como alternativa de modelos de negócios.

Acompanhe algumas manifestações dos palestrantes e painelistas:

No Varejo 4.0 os canais on e off line se unem e se transformam num só canal trabalhando ativos do consumidor no ato da compra: tempo, custo e emoção. Ricardo Pastore.

A padronização de dados é fundamentas para operações físicas e eletrônicas serem bem sucedidas e gerarem satisfação no consumidor. Alessandra Parisi.

A minimização de uso de embalagens plásticas e o reuso de garrafas de vidro são tendências muito fortes em toda a Europa. Enzo Vergalito.

Todo e qualquer segmento precisa inovar e este conceito de inovação precisa ficar bem claro porque a inovação é simples e não necessariamente ligada a uso de tecnologias, ela funciona em quaisquer circunstâncias. Daniel Leipnitz.

Entre os vários segmentos econômicos, a curva da economia digital é verticalizada e muito mais rápida. José Eduardo Fiates.

A tecnologia está ajudando a fazer a transformação de uma rede de varejo, a Magazine Luiza, em uma empresa digital com pontos físicos. Rômulo Simas.

O ambiente on line vai ajudar a aprimorar experiências do varejo físico porque 87% dos consumidores pesquisam on line antes de uma compra física. Carlos Eduardo Silva.

Em nosso negócio de varejo em larga escala a utilização da tecnologia Mfid foi o vetor de uma mudança completa de gestão. Antonio Almeida.

A plataforma Big Data gera a informação assertiva e confiável, aquilo que realmente faz sentido para alcançar sucesso no negócio. Bernardo Meirelles.

Lixo é como um rio, não para de chegar, o lixo precisa ser tratado como uma questão de comunicação para fazer parte da cultura e do comportamento das pessoas. André Mantovani.

Um modelo de gerenciamento de resíduos sólidos eficiente cria um saldo positivo na poupança ambiental do planeta. Francisco Biazini.

Depois de seis anos vemos o supermercado lixo zero como um programa de melhoria contínua na destinação adequada dos resíduos. Gilberto Nascimento.

Por intermédio do Mesa Brasil do Sesc/SC as empresas exercitam a responsabilidade social. Gisele Chena.

Modelo tradicional de entrega do supermercado precisa ser aperfeiçoado porque é ineficiente para o varejista e também para o consumidor. Marco Zolet.

O novo varejo será um processo de personalização em massa funcionando como ponto de demonstração e de experiências. Gerson Schmitt.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também