Você está em Acats • Conteúdo

Fórum de Prevenção de Perdas teve mais de 300 participantes

ForumPP_01-e1691756930536

O Fórum de Prevenção de Perdas da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) foi realizado(10.08) no auditório do Centro Empresarial Acats/Facisc e contou com mais de 300 participantes. Este foi um dos maiores públicos já registrados neste formato de evento, que apresentou uma programação de conteúdo através de palestras, debates e painéis.
O tema central do evento foi relativo aos impactos da prevenção de perdas na eficiência operacional das empresas supermercadistas. O propósito dos fóruns é oportunizar a geração de conhecimentos e a troca de experiências por meio de palestras, painéis e casos de sucesso, bem como o fortalecimento e a ampliação da rede de relacionamento.

Giampaolo Buso.
Pietro Colichini Schenardi.

O Vice Presidente da ACATS, José Koch, fez a abertura oficial do fórum chamando a atenção para a importância que a prevenção de perdas representa no resultado final das empresas supermercadistas. Ele defendeu uma atenção especial das empresas para a preservação de um alto nível de eficiência operacional e os cuidados especiais com os setores mais sensíveis, principalmente o de perecíveis.
A condução da sequência de palestras contou com o Diretor Executivo Octavio Neto, responsável pela curadoria do evento juntamente com a Coordenadora de Educação Itamara Hack e a coordenação do Comitê de Prevenção de Perdas da Entidade.
O fundador e sócio-diretor da Paripassu, Giampaolo Buso, abriu a programação com a palestra sobre a relação estratégica com fornecedores no sentido de melhorar a margem operacional. Também da equipe da Paripassu, o analista de qualidade Pietro Colichini Schenardi mostrou casos bem práticos e educativos sobre como fazer e principalmente como não fazer no manuseio de frutas, legumes e verduras (FLV) para evitar perdas e desperdícios.

Gustavo Korndorfer
Apresentação da Nextop.

Dois casos de soluções tecnológicas fizeram parte da programação, ambas empresas parceiras da ACATS e patrocinadoras do evento: a SigmaIT, que tem a fabricante de equipamentos e soluções Intelbras como principal parceira. Gustavo Breiner Korndorfer, engenheiro de aplicações da Intelbrás apresentou novidades em soluções tecnológicas para utilização em supermercados.
A diretora comercial da Nextop, Rosângela Gallo fez uma apresentação do carrinho inteligente desenvolvido pela marca e que ganhou destaque internacional na última edição da NRF em Nova Iorque. O carrinho da Nextop foi inclusive mostrado no palco do evento e a palestra ganhou o reforço do depoimento de um profissional da Rede Brasão, de Chapecó, que recentemente colocou um desses carrinhos para uso e revelou que ele faz o maior sucesso.

Ederson Fernandes e Márcio Milan.

O Vice-presidente Institucional e Administrativo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Milan e o Gerente de Segurança Patrimonial, Prevenção de Perdas e Inventários da Rede Giassi Supermercados e Diretor do Comitê de Eficiência Operacional da ABRAS, Ederson Fernandes, fizeram uma apresentação conjunta em que o destaque foi o novo enquadramento do resultado da pesquisa sobre prevenção de perdas, que ganhou agora um novo enfoque, através do conceito de eficiência operacional. Nas médias nacional e de SC, este índice vem se mantendo acima de 98% nos últimos seis anos.

Painelistas do fórum.

Para finalizar o programa de conteúdo do Fórum, houve um painel de trocas de informações relevantes sobre o tema mediado por Ederson Fernandes e que contou com a participação de Giampaolo Buso, Márcio Milan, Alexandre Lourenço da Silveira, Gerente Executivo de Prevenção de Perdas do Grupo Koch, Alexandre Momesso, diretor da Master Key e Roseane Caminha, sócia-fundadora da Caminhus & Company Consultoria Empresarial.

Apoiadores.
Apoiadores.
Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também