Você está em Acats • Conteúdo

Fórum de Prevenção de Perdas atualiza índices em SC e no Brasil

Perdas_01

O segundo evento da série de Fóruns Especializados promovidos pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) no modo virtual (23.09) foi dedicado ao tema de Prevenção de Perdas. Dentro da programação, que teve o tema principal em torno dos impactos do E-commerce na prevenção de perdas, foram apresentados dados atualizados na aferição feita a cada ano pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Santa Catarina ficou com percentual de 1,83%, enquanto que a média nacional ficou em 1,79%. 

A apresentação dos dados da 21ª. edição da pesquisa Nacional de Prevenção de Perdas (PP) teve a coordenação de Márcio Milan, Vice-presidente Institucional e Administrativo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e de Ederson Fernandes, Gerente de Segurança Patrimonial, Prevenção de Perdas e Inventários da rede Giassi Supermercados.

O índice geral de SC aumentou em relação à pesquisa anterior (1,20% para 1,83%), enquanto que o índice nacional recuou (1,82% para 1,79%).

Para o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Francisco Crestani, os índices apontam para duas leituras.

– Temos a cada ano mais redes e lojas participando da pesquisa e isso é a parte boa do estudo, mas os empresários precisam ficar mais atentos à importância estratégica da prevenção de perdas no resultado do negócio. Por outro lado, temos que ligar nossos alertas para este recuo do índice catarinense, onde será fundamental o engajamento dos empresários associados em boas práticas na operação e gestão de lojas, para combater desperdícios e perdas nas operações de lojas – destaca Crestani

O dirigente voltou a enfatizar a importância na participação no Comitê de Prevenção de Perdas que a ACATS mantém ativo e que amplia o debate específico neste tema com agendas permanentes de atualização e inovações e boas práticas.

O Presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, Carlos Eduardo Santos, participou do fórum onde defendeu que, para a empresa ser mais competitiva e com melhores resultados, deve-se adotar um novo conceito incorporado ao processo da prevenção de perdas, o da proteção de lucros. “Geração de caixa é muito mais importante que a prevenção de perdas nesta nova visão estratégica do negócio”, ressaltou Santos.

O Coordenador do Comitê de Prevenção de Perdas da ACATS, Airton Said, coordenou o painel sobre a PP no E-commerce, com participação de Luiz Filipe Martin Morra, Gerente Comercial Grandes Contas E-commerce da ClearSale; dos irmãos Jorge e Luiz Gueren, do Team Business Group, que falaram sobre a LGPD; e de Alessandro Ziebell, Gerente Executivo de Prevenção de Perdas do Grupo Koch, relatando boas práticas de governança e resultados bem sucedidos na rede onde atua.

Finalizando a programação, houve a participação do Coronel Araújo Gomes, atualmente Secretário de Segurança Pública de Florianópolis, e que tem 35 anos de atuação na área de segurança e é reconhecido nacionalmente pela capacitação técnica e resultados. Gomes deu profundidade ao tema da interface público-privada da segurança cibernética citando boas práticas e experiências bem sucedidas do uso da tecnologia digital em campanhas preventivas de proporcionar mais segurança nas cidades.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também