Você está em Acats • Conteúdo

Fórum de Fortalecimento do Varejo reúne supermercadistas na Capital

Forum_01

Em parceria com a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), a Supermercado Moderno promoveu  (26.04), em Florianópolis, o II Fórum de Fortalecimento do Varejo Supermercadista Catarinense.  A importância do relacionamento da indústria com o varejo supermercadista e a influência do Gerenciamento de Categorias nos resultados de lojas de supermercados foram alguns dos principais assuntos da atividade, que contou com a participação de cerca de 200 lideranças do setor.  As empresas Heineken e Vigor apresentaram seus cases de marcas e a consultora Fátima Merlin foi a palestrante convidada.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, abriu os trabalhos fazendo uma apresentação da Entidade, seus propósitos, ações e principais projetos inovadores, tais como a eficiência Energética e ​o Projeto de​ padronização das informações e imagens cadastrais de produtos. ​ “Colocamos em prática projetos inovadores que​​contribuem com o desenvolvimento dos nossos associados​”​, disse Paulo.

O Diretor Executivo da Supermercado Moderno (SM), Sérgio Alvim, destacou que a realização do evento em Santa Catarina é um aspecto que evidencia a força do varejo regional, como mola propulsora da retomada do crescimento. “O Varejo regional é a prioridade da indústria, uma tendência que vem se fortalecendo em todo o País”, garante o executivo.

Neste trabalho, Alvim defende a realização do Fórum como uma aproximação entre os setores da indústria e do varejo. “Varejo e indústria devem trabalhar em conjunto através da inteligência comercial para usar o conhecimento que todos têm sobre o consumidor, sobre como ele decide as compras”.

Nas apresentações de empresas, Allan Jorge de Oliveira Mira, Gerente Nacional de Trade Marketing da Heineken, quantificou em dados a presença mundial da Heineken em todo o planeta como a segunda maior do mundo e depois trouxe a análise para o mercado catarinense, onde a marca registra um crescimento de três dígitos, 144%. O crescimento na região Sul foi de 12%.

Fábio Acabaya, Gerente Nacional de Contas Regionais da Vigor, também apresentou portf​ó​lio da marca destacando a liderança no mercado catarinense em categorias como o requeijão e cream cheese, esta com a marca Danúbio. A Vigor, segundo Fábio, aposta bastante no crescimento de categorias de valor agregado mais alto como os queijos especiais e nos sabores diferenciados de iogurtes.

A consultora Fátima Merlin mostrou várias situações em que o Gerenciamento de Categorias aplicado corretamente repercutiu em bons resultados de rentabilidade das empresas e maior grau de satisfação dos compradores.  Ela dividiu as necessidades do varejo em preparar as lojas de supermercados em quatro etapas: 1 – A informação, conhecimento sobre o cliente, 2 – Sortimento adequado de produtos, 3 – Qualidade no cadastro de produtos (destacando o projeto inovador da ACATS da Central de Informações e de Imagens de Produtos), e 4 – a execução em si da operação bem feita, minimizando situações de super estocagem e de ruptura.

No seu trabalho, Fátima defende o estudo do consumidor a partir de suas necessidades e objetivos e que podem ser bem diferentes.   Em um de seus exemplos, ela chamou a atenção para a diferença do comportamento de consumidores masculinos e femininos. OS homens registram em média 40% a mais de tíquete de compra do que as mulheres”.

Outra afirmação da consultora é que o chão de loja ganha cada vez mais importância em ações para chamar a atenção dos consumidores. “Temos pesquisas que indicam que 70% das decisões de compra acontecem no interior da loja e sem terem sido planejadas, então, nada é mais importante hoje do que conhecer bem o cliente. Ir atrás dessa informação não significa custo e sim representa um investimento”, garante.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também