Com mais de 20 anos de experiência no varejo de produtos de consumo, alimentos e moda, Graziela Aparecida Schmoller tem uma trajetória marcada por gestão estratégica e inovação. Durante anos, ela vem contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do Grupo TOP, composto pelas marcas Rede TOP, ObenCard e Preceiro Atacadista, que superou o faturamento de R$ 1 bilhão em 2024. Hoje, atua como Diretora de Marketing e Recursos Humanos do Grupo.
Ao longo da carreira, liderou importantes projetos de centralização de operações nas áreas de logística, comercial e marketing, além de atuar diretamente em processos de aquisição e integração de empresas. Também conduziu auditorias externas, desenvolveu novos modelos de negócios e participou ativamente da implantação e revitalização de lojas da rede. Atualmente, é membro do Conselho Diretor da Acats.
Apaixonada pela gestão de pessoas, Graziela é uma especialista na formação de equipes de alta performance e na criação de projetos voltados para o engajamento e fortalecimento da cultura organizacional. Seu trabalho é pautado pelo planejamento estratégico, pela comunicação eficaz e pela busca constante por inovação para aprimorar a experiência do cliente e garantir resultados sustentáveis.
Nesta entrevista, vamos explorar sua visão sobre os desafios e oportunidades do varejo supermercadista, a importância da cultura organizacional e as tendências que moldam o futuro do setor.
Centralização de operações e eficiência no varejo
Você liderou projetos de centralização de operações em logística, comercial e marketing. Quais foram os principais desafios nesse processo e quais benefícios essa estratégia trouxe para a Rede TOP?
Vale destacar que estas operações eram muito bem-feitas na gestão de cada família, portanto, o desafio foi convencer todos os envolvidos sobre os benefícios da centralização. E, principalmente, que as mudanças de processos, perda do poder de decisão imediato trariam ainda mais excelência no nível de entrega de cada unidade individualmente.
Outro ponto a se ressaltar é o fato de que a centralização também traria ganhos financeiros na medida em que fortaleceria as áreas, pois teríamos mais alinhamento entre os times e lojas, aumento no poder de negociação e, consequentemente, ganho em competitividade. Havíamos estudado diversos modelos de negócios com esse perfil, inclusive no exterior, e que deram muito certo, assim como deu certo para o nosso grupo também. Os resultados ao longo dos anos comprovaram que demos os passos certos.
Aquisição e integração de empresas
Participar de processos de aquisição exige uma abordagem cuidadosa, desde a due diligence até a integração de equipes. Quais são os fatores críticos de sucesso para garantir uma transição harmoniosa e eficiente?
Podemos pontuar 2 grandes fases: 1) viabilidade financeira do negócio, os motivos da venda, oportunidades de melhoria e ganhos de processos, proposta de valor, ganhos nas sobreposições de atividades; 2) a segunda fase muito importante é em relação aos colaboradores. Sempre tivemos muito cuidado com a comunicação, honramos e respeitamos a gestão anterior e os diferenciais competitivos construídos ao longo de anos de trabalho. Somos transparentes nos desafios e objetivos, convidando todos para a continuidade da história, prezando pela segurança do emprego e conversas individuais com cada liderança. Convidamos as principais lideranças para conhecer a nova sede e passar pelo processo de integração, de modo que possam conhecer a essência da empresa. Realizar essas duas etapas com muito rigor, transparência e respeito a todos os envolvidos já é um grande passo para o sucesso.
Cultura organizacional e engajamento
Você tem um forte envolvimento na criação de projetos voltados ao engajamento e à cultura organizacional. Quais estratégias têm se mostrado mais eficazes para fortalecer a cultura da empresa e manter equipes motivadas?
O nosso esforço tem sido em disseminar a nossa missão, visão e valores de uma forma que todos entendam a importância de praticar no dia a dia de trabalho. Claro, esse é um esforço diário das lideranças, afinal, a implementação, fortalecimento e continuidade da cultura corporativa é um exercício diário e que não termina nunca.
Outro ponto importante é que todas as iniciativas ou projetos da empresa devem estar conectados a partir de uma comunicação integrada para reforçar e fortalecer o discurso. Entendemos que todo nosso time deve saber para onde estamos indo e aonde queremos chegar. Nesse sentido, ter a consciência de que a comunicação deve ser clara e entendida em todos os níveis hierárquicos é indispensável.
Por fim, a disciplina e consistência nos rituais de gestão consolidam e fortalecem a cultura a cada dia.
A evolução do marketing no varejo
O setor supermercadista passou por grandes mudanças nos últimos anos, especialmente com a digitalização e a mudança no comportamento do consumidor. Como a Rede TOP tem adaptado suas estratégias de marketing para acompanhar essas transformações?
Nossa cultura e estratégia de marketing concentram esforços em conhecer profundamente o nosso cliente e oferecer a melhor experiência em todos os pontos de contato com a marca, ou seja, desde a fase de conhecimento, engajamento, consideração, até a conversão e recorrência. Entender os hábitos de consumo e elementos principais de decisão de comprar ou de não comprar está entre as nossas prioridades e, por isso, investimos cada vez mais em ferramentas tecnológicas que nos apoiem no entendimento e, consequentemente, na tomada de decisão com relação ao marketing.
Outro fator fundamental é a omnicanalidade. A verdade é que o cliente quer escolher onde vai comprar, ou seja, às vezes no online, às vezes no físico, comprar no online e retirar no físico e por aí vai. Entendemos que os canais online e offline são complementares e dependem de cada jornada de compra. O fato é que precisamos oferecer todas essas jornadas com a melhor experiência possível para que sejamos considerados no momento da compra e tenhamos a oportunidade de fidelizar o cliente.
Resumindo, nossas estratégias de marketing, digital ou física, se concentram nos pilares de branding e performance para alcançar os melhores resultados em termos de conversão e recorrência. Esse tem sido o foco do nosso trabalho.
O futuro do varejo e a experiência do cliente
Na sua visão, quais são as principais tendências que irão impactar o varejo supermercadista nos próximos anos? Como as redes podem se preparar para oferecer uma experiência de compra cada vez mais alinhada às expectativas do consumidor moderno?
Acreditamos que a saudabilidade vai ganhar ainda mais espaço, com o crescimento da busca por produtos que vão ao encontro das expectativas de longevidade e bem-estar. As mono porções também podem se tornar uma tendência nos próximos anos devido à diminuição da composição familiar. Além disso, a linha pet deve crescer muito, pois os animais de estimação fazem parte das famílias e os tutores querem que os pets tenham a mesma qualidade de vida.
A importância da experiência não só de compra, mas experiência com a marca de modo geral já é uma tendência e deve se consolidar. Entendemos que o cliente precisa confiar na marca, saber que é séria, que se preocupa com a qualidade dos alimentos, que tem responsabilidade social e ambiental com o desenvolvimento de projetos sérios nesses campos.
Além disso, as lojas ágeis são fundamentais, pois a escassez de tempo é determinante para um grande grupo de pessoas. Atender bem e rápido pode ser uma tendência de experiência que os consumidores irão valorizar cada vez mais nos próximos anos.