Você está em Acats • Conteúdo

Encontro Regional da Acats com foco em capacitação no varejo reúne empresários em Blumenau

2c33848f-658a-4d22-bb50-0cc40b7469ff

Nesta quinta-feira, 12 de setembro, a cidade de Blumenau foi palco de mais uma edição do Encontro Regional de Supermercadistas promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). O evento, que já passou por Içara, Lages e Chapecó, reuniu empresários e profissionais do setor supermercadista para um dia de capacitação, aprendizado e troca de experiências. Seguindo a tradição de sucesso das edições anteriores, o Encontro do Vale e Alto Vale do Itajaí contou com uma programação voltada para discutir as principais tendências e inovações do varejo em Santa Catarina.

“O setor supermercadista de Santa Catarina tem se destacado pela força das redes regionais, que desempenham um trabalho excepcional. A presença tímida de grandes redes nacionais em Santa Catarina reflete essa capacidade local. A Acats, em seu papel institucional, segue representando e fomentando o desenvolvimento junto ao governo estadual, que hoje nos consulta antes de tomar decisões importantes que afetam o setor, o que denota nossa credibilidade”, pontuou o Presidente da Acats, Alexandre Simioni. 

Com mais de 400 participantes, o evento trouxe palestras e workshops técnicos focados em fortalecer as competências dos profissionais supermercadistas da região. Caio Camargo, Especialista de mercado e Apresentador do VarejoCast, foi um dos principais destaques, ministrando a palestra “Habilidades do Futuro Aplicadas ao Negócio”, na qual abordou o uso da Inteligência Artificial como uma ferramenta essencial para o crescimento do varejo. “A Inteligência Artificial não é mais uma tendência futura, mas uma realidade que já impacta diretamente o setor varejista. Aqueles que souberem utilizá-la de maneira estratégica terão uma vantagem competitiva significativa”, destacou Caio.

Já Ricardo Angnes, Sócio-Diretor da UpSales, conduziu a palestra “Liderança de Alta Performance para o Varejo Alimentar”, focando em estratégias para aumentar a eficiência e os resultados no setor. “O varejo alimentar é dinâmico e desafiador e liderar com alta performance significa estar preparado para tomar decisões rápidas, mas bem fundamentadas, que tragam resultados tanto para o negócio quanto para as equipes”, afirmou Angnes.

Na abertura do evento, o Presidente Simioni também destacou a importância da participação dos associados em cursos oferecidos pela Associação. “É essencial garantir a continuidade desse trabalho, e para isso a participação de todos é fundamental, seja nos encontros regionais ou nos tantos cursos oferecidos pela Associação. Também reforço a importância do Programa de Desenvolvimento Gerencial, fundamental para enfrentar o desafio de formar novos gestores, e que está com inscrições abertas”, acrescentou.

Os participantes também tiveram a oportunidade de participar de workshops técnicos voltados aos perecíveis, com temas como a “Prevenção de perdas na seção de hortifrúti”, apresentado por Pietro Schenardi, Analista de Qualidade da PariPassu. “Minimizar perdas na seção de hortifrúti é mais do que uma questão financeira, é sustentabilidade. Um bom gerenciamento dessa área pode aumentar a lucratividade e reduzir o desperdício, beneficiando tanto o negócio quanto o meio ambiente”, ressaltou Pietro, que falou sobre hábitos de consumo, fidelização e eficiência operacional.

Além disso, foram discutidas questões como a “Gestão de açougues: reduzindo perdas e aumentando rentabilidade”, no workshop apresentado por Kamila Kviatkovski, Diretora de Operações da Unitrier, e “Como lidar com os desafios da operação do açougue no dia a dia da loja”, sob comando do Consultor de Carnes do Açougue Notável, Pedro Ruivo. Ainda durante o Encontro, o Representante Comercial da Cantu Alimentos, Maickon Ferreira, falou sobre a importância de saber expor produtos FLV, que é uma das seções mais dinâmicas e visitadas dos supermercados no workshop “Exposição no FLV como ferramenta de vendas”.

O evento teve patrocínios de Marquespan, Fruki Bebidas, Sysmo Sistemas, Checkout RH, Festtone, Guimarães Produtos de Limpeza, Dalla Cervejaria, WFO, Sorvete SuperFrut, Indústria Feliz e Apoio de Naturell e Mídia 2K. O Encontro contou ainda com Apoio Técnico de Unitrier, UpSales, PariPassu e Cantu Alimentos.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também