Você está em Acats • Conteúdo

Empresários avaliam impactos do Bloco X

BlocoX_03

Através do seu Comitê de Assuntos Tributários, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu (04.11) mais um evento da série “Conversa com Especialista On-line”, na qual contou com a presença de Athos Branco, diretor das empresas Softecsul/Brasil, Softecsul Innovation/USA e Metta Instrutoria e Consultoria e Marcos Koenig – Assessor Tributário e coordenador do Comitê de Assuntos Tributários da Entidade. O tema desta conversa foi  “Impactos do Bloco X no Controle de Estoque”.

O Bloco X consiste no envio diário do resumo das vendas das empresas que têm ECF e não deve gerar custos, uma vez que a empresa já possui o equipamento e o aplicativo Programa Aplicativo Fiscal – Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) autorizado, conforme consta na legislação.

Marcos Koenig lembrou que a regra vale para o varejo desde 2018 e a partir de janeiro e fevereiro de 2022 novos segmentos serão obrigados a aderir, pelo cronograma estabelecido pela Secretaria da Fazenda SC. “As empresas devem ficar atentas a este calendário que já passou por várias readequações”, alertou.

O que ficou evidenciado nas manifestações dos especialistas é a importância do nível de organização interna dos varejos em relação a gestão de estoques, controles de ruptura e de inventário para deixar o fluxo de informações do Arquivo X sempre ajustado.

– Aconselhamos que as empresas se mantenham também atualizadas com sua contabilidade e que tenham sempre corretas as informações referentes aos cadastros dos produtos comercializados em sua empresa, bem como suas tributações e estoques atualizados. Esse nível de organização vai refletir no fluxo adequado das informações para o fisco estadual  – ressaltou Branco.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também