Você está em Acats • Conteúdo

Do outro lado do mundo para o varejo nacional: o que a China tem a ensinar ao Brasil

Na programação do segundo dia da ExpoSuper 2025, uma conversa cheia de provocações e aprendizados mostrou como o Brasil pode se inspirar na velocidade e no pragmatismo da China para transformar o varejo supermercadista. O painel “Brasil e China: desafios e oportunidades para o varejo” reuniu nomes com forte atuação no setor e trouxe à tona o que realmente diferencia os dois mercados, e por que entender essas diferenças pode abrir novos caminhos para quem atua no varejo alimentar no Brasil.

Participaram do debate o Presidente da Acats e CEO do Grupo Passarela, Alexandre Simioni; o Coordenador do Programa de Conselheiros da StartSe, Carlos Júlio; Fabrizzio Topper, CEO da Diven.cx e Diretor da BU de Consultoria de Dados na Quality Digital; e In Hsieh, Pioneiro do e-commerce no Brasil e Parceiro oficial do TikTok Shop no Brasil. A mediação foi de Romano Pansera, Estrategista global de varejo e Vice-presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

Com a experiência de uma recente missão empresarial à China, Simioni destacou a forma como as empresas chinesas colocam o consumidor no centro de tudo e adaptam suas operações com agilidade surpreendente. “Na China, a leitura é de trás para frente. Eles observam o que o cliente precisa e só então ajustam suas operações”, afirmou.

Para In Hsieh, mais do que tecnologia ou infraestrutura, o que salta aos olhos é a mentalidade coletiva voltada ao longo prazo. Hsieh chamou atenção para a inovação que nasce da gestão, da cultura organizacional e da forma de liderar. Carlos Júlio complementou o raciocínio ao apontar que o verdadeiro desafio das empresas é alinhar cultura e estratégia. Muitas vezes, segundo Júlio, não é preciso mudar tudo, mas começar com os comportamentos diários das lideranças.

O Presidente da Acats também falou sobre a disciplina e o comprometimento das equipes nas operações chinesas. Citou as chamadas Dark Stores, com alta rotatividade de produtos, entregas em até 30 minutos e forte integração entre loja física e online. “Precisamos de mente aberta, ambidestria e o pé no futuro. O digital não é uma tendência distante. Ele já está acontecendo ao nosso lado”, enfatizou.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA EXPOSUPER 2025

Fechando o painel, Fabrizzio Topper explicou que o diferencial da China está na postura frente aos desafios. Enquanto no Brasil muitas empresas ainda vêem barreiras para implementar soluções digitais, na China o compromisso é com a execução. “Se o consumidor quer a entrega em cinco minutos, eles vão encontrar um jeito de fazer isso acontecer, custe o que custar”, afirmou. O CEO da Diven.cx também lembrou que, no mercado chinês, a tecnologia é o centro do modelo de negócios, e não apenas uma ferramenta de apoio.

A conclusão do painel deixou claro que o Brasil não precisa copiar o modelo chinês, mas pode, e deve, se inspirar nele para criar soluções mais práticas e conectadas com o que realmente importa: a experiência do consumidor.

ExpoSuper 2025

A 36ª edição do maior evento de negócios de Santa Catarina é promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), e conta com mais de 300 expositores e uma expectativa de público de 25 mil pessoas nos três dias de programação. O evento reúne profissionais do varejo alimentar, fornecedores, empresários e interessados no setor para a troca de experiências, apresentação de novos produtos e tendências para o futuro do segmento.

Patrocinadores ExpoSuper 2025

Em 2025, a ExpoSuper conta com o patrocínio Diamante de Marquespan. Na categoria Ouro, patrocínios de Coca-Cola FEMSA Brasil, M. Dias Branco, Heineken, Lactalis e Engie. Já na categoria Prata, a Feira conta com patrocínios de Seara e Condor. Banco Senff, Girando Sol, Festtone, Porto Faria e Açougue Notável são patrocinadores Bronze.

O jantar de boas-vindas foi patrocinado por BRF, Itaú BBA, 3 Corações, Aquafast, Unilever, TOTVS Sistemas Inteligentes, Roseflor Alimentos, KPMG e GS1 Brasil e terá apoio de Marfrig e Nova Aliança Vinícola Cooperativa. A 36ª edição da Feira conta ainda com apoio de Ipel, Indústria Feliz, Regispel, Hedera Cosméticos, Quimidrol e Diex Mídia.

A ExpoSuper 2025 também tem apoio de Mídia de NDTV Record, SCC SBT, Rádio Massa FM, Acaert, Ponto Z e TVBV, e do Grupo Soma na Comunicação Visual. Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, Abras, Fecomércio SC, SESC Mesa Brasil, Sebrae e Abrasel.

A Promoção Negócio Premiado tem patrocínios de Baly Energy Drink, Nilo Tozzo, Girando Sol e Softys Sepac.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também