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Custos de produção impactam preço do leite

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Nos últimos anos, houve uma alta de 62% nos custos para o produtor de leite, que acarretou numa elevação de 43% no preço ao consumidor. De acordo com Glauco Carvalho, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a principal causa da inflação de lácteos é a elevação dos custos de produção, que ocasionou menor oferta do produto.

Segundo Carvalho, a elevação do preço ainda não está sendo o suficiente para cobrir os custos no campo. Em decorrência da piora na rentabilidade nas fazendas, produtores diminuíram a oferta, que reduziu a alimentação das vacas. Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que houve uma queda de 10,51% na compra de leite pelos laticínios no primeiro trimestre de 2022 em relação aos três primeiros meses de 2021. Essa foi a maior queda em uma avaliação trimestral desde 1997.

Para o segundo trimestre, a expectativa também é de escassez, assim como no primeiro trimestre. Já para o segundo semestre, o período de chuvas e a perspectiva de recuperação de margem de lucro do produtor traz um cenário de crescimento na oferta. Para Carvalho, os preços em alta para o produtor podem incentivar a produção.

Além disso, a entressafra também é um dos fatores responsáveis pela alta dos lácteos. A diminuição da oferta em virtude da sazonalidade do produto explica a inflação para o consumidor no outono e inverno. Já na primavera e no verão, ocorre regressão do preço por causa do crescimento da oferta. No entanto, mesmo com a alta, dados do IPCA demonstram que os leite e derivados são os que apresentaram menor alta nos últimos dois anos dentre os produtos de proteína animal.

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Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

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Presidente Executivo

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Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

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