Você está em Acats • Conteúdo

Cresce demanda por orgânicos

Nude_foods

É crescente a demanda por produtor naturais e orgânicos e ela começa a refletir também nas gôndolas do varejo alimentar. Segundo estudo da Kantar, 45,5% dos entrevistados pelo mundo preferem comprar produtos orgânicos. O estudo aponta ainda que ao fazer compras, 68,8% das pessoas declaram preferir alimentos naturais. Na outra ponta, os consumidores que optam por não comprar esses produtos citam o preço como principal motivo.

Outra pesquisa que faz recorte sobre o tema no País é do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis). De acordo com eles, 19% consomem algum produto orgânico e 35% da população comprou itens orgânicos nos últimos seis meses; 67% estão dispostos a aumentar compra de produtos, sendo na região sul o maior percentual de consumo (48%), seguido pelo sudeste (42%).

A primeira pesquisa Organis, em 2017, mostrava 15% de consumidores orgânicos. “Um em cada cinco brasileiros consome algum produto orgânico, com frequência média de três vezes por semana, em especial hortifrutis. Há muitas oportunidades de crescimento, pois a pesquisa aferiu que 88% estão dispostos a comprar”, diz o diretor do Organis, Ming Liu.Os hortifrutis se mantêm na liderança de consumo no setor orgânicos (35% frutas, 24% de verduras, 21% alface, 16% legumes, 15% tomate e 8% de hortaliças), e 35% dos consumidores sabem que há produtos orgânicos para limpeza, cosméticos e vestuário.

Tal qual a avaliação da Kantar, o Organis também aponta o preço como fator determinante 75% dos entrevistados, mas cerca de 48% dos que consomem afirmam que essa diferença é justificada. “O que nos anima é perceber que boa parcela dos brasileiros já reconhece claramente o valor agregado aos produtos orgânicos, pois tanto os que consomem como os que não consomem esse tipo de produto entendem que os custos de produção mais elevados justificam o maior preço dos orgânicos”, conclui diretor do Organis, Cobi Cruz. (DCI, via DataMark)

 

 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também