Você está em Acats • Conteúdo

Copa do Mundo e Black Friday motivam promoções

black_friday_

Florianópolis (SC) – Nesta penúltima semana de novembro acontecem dois eventos com forte repercussão: Início da Copa do Mundo de Futebol e a Black Friday. Comércio e indústria sempre têm usado as datas para alavancar vendas através de campanhas e ações especiais e os supermercados estão inseridos neste processo. Uma pesquisa feita pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) indicou que a quase totalidade das empresas, 93%, apostam no crescimento das vendas pela motivação destes dois eventos, com resultado superior em 25% na média.

As estratégias adotadas pelos supermercados pesquisados, que são de todos os portes e regiões de SC, foram divididas nestas duas campanhas e o ponto comum mais citado em relação a engajamento será a decoração temática, 86% para Copa do Mundo e 73% para Black Friday.

Para a campanha de Copa do Mundo, principalmente nas datas dos jogos da Seleção Brasileira, o quesito mais mencionado foi o incremento de promoções em categorias como carnes, salgadinhos e bebidas, com 80%. Também ganharam indicações a distribuição de brindes promocionais e de campanhas de lançamentos de produtos em parceria com fornecedores, com 40% em cada menção.

O foco principal para a Black Friday é a promoção especial de liquidação para artigos de diversas categorias que permanecem há mais tempo no estoque, com 73%. Também receberam menções as promoções especiais em categorias de bazar e eletroeletrônicos, 53%; o incremento do canal digital clássico de e-commerce com ofertas exclusivas, 47% e o incremento do canal de compra para retirada na loja, com 33%.

Para o presidente da Associação, Francisco Crestani, o resultado da pesquisa demonstra que as lojas de supermercados catarinenses estão atentas a esta oportunidade, o que poderá representar um ganho extra em um mês que normalmente não tem tanto apelo de vendas.

– Normalmente o mês de novembro faz as pessoas se concentrarem no básico, já que dezembro é o mês das festas e início de férias e de recessos, quando o gasto cresce naturalmente pela passagem do Natal e Ano Novo. O 13º. quase sempre fica reservado para estas datas, mas a Copa do Mundo, acontece só de 4 em 4 anos e acaba motivando a todos. A exemplo de outras edições, a procura por itens ligados a confraternizações no acompanhamento de jogos é garantida, bem mais em jogos da seleção nacional, então nossa torcida é que o time brasileiro avance até o final.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também