Você está em Acats • Conteúdo

Comunicado aos Associados da ACATS

Tributacao-e1582829571680

A partir de 01 de março de 2020 passarão a vigorar as disposições do artigo 5º da Lei Estadual nº 17.878/2019 (Lei Geral do ICMS em SC), de autoria do Governo Estadual, que possibilita a aplicação da alíquota de 12% (doze por cento) nas operações entre contribuintes do imposto, exclusivos de Santa Catarina, com as mercadorias que até então eram tributadas a alíquota de 17% (dezessete por cento).

A mudança não se aplica para os produtos destinados a uso, consumo ou ativo imobilizado das empresas. Os itens do segmento têxtil e artefatos de couro também estão fora porque possuem outro tipo de benefício.

As mercadorias em que já se aplica a alíquota de 12%, tais como produtos de consumo popular e primários, não são atingidas por essa mudança, continuando a aplicar o 12% já em vigor; para mercadorias com alíquotas de 25% não há redução de tributação.

As aquisições de estabelecimentos de atacadistas e distribuidores, detentores de tratamento tributário diferenciado (TTD) e que tributam a 12% as suas saídas (regra do artigo 90 do Anexo 2 do RICMS-SC/2001) poderão continuar a utilizar esse TTD.

Comunicamos ainda que a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) continuará acompanhando todo o processo, inclusive com implementação de estudos em conjunto com seus Comitês Tributário, Jurídico e Comercial, visando identificar o real impacto que a alteração na legislação provocará na operação do setor supermercadista e articulará todas as medidas possíveis para minimizá-lo.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também