Você está em Acats • Conteúdo

Comitê de Logística da Acats realiza visitas técnicas em Blumenau

O Comitê de Logística da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) realizou nesta segunda-feira, 28 de abril, visitas técnicas ao Centro de Distribuição da Rede Cooper e à TranspoTech Equipamentos, em Blumenau. A iniciativa reuniu 23 membros do Comitê, que puderam conhecer de perto as operações e as práticas de gestão aplicadas em duas referências do setor na região.

As visitas integram o programa de ações do Comitê de Logística da Acats, que tem como objetivo estimular a troca de experiências, fomentar a inovação e discutir ativamente questões legais, econômicas e operacionais que afetam a área de logística do varejo alimentar.

No Centro de Distribuição da Rede Cooper, os participantes acompanharam o funcionamento das operações de recebimento, armazenagem e expedição de mercadorias, além de conhecer o sistema de gestão que garante agilidade e eficiência no abastecimento das lojas. Para o Diretor Comercial da Rede Cooper, Rogerio da Rocha, a interação entre os profissionais é um dos caminhos para fortalecer a área.

“A troca de experiências é fundamental, porque hoje ninguém faz nada sozinho. Os desafios que enfrentamos são comuns à toda a categoria, e quando nos unimos em busca de soluções, com visitas técnicas e encontros com fornecedores, estamos promovendo o crescimento e a evolução da logística, que é primordial para o nosso desempenho. Hoje, o Centro de Distribuição é o coração do varejo alimentar: 70% do abastecimento de estoque passa por ele. Melhorar essa cadeia, por meio da troca de experiências, é um caminho para torná-la ainda mais eficiente”, destaca.

Em seguida, o grupo visitou a TranspoTech Equipamentos, empresa especializada em soluções para movimentação de materiais, com foco em locação, venda e manutenção de empilhadeiras, plataformas elevatórias e equipamentos de armazenagem. Com forte atuação no Sul do Brasil, a empresa se destaca pela oferta de alternativas para ganho de eficiência e automação dos processos logísticos. Para o Presidente da TranspoTech, Ricardo Oribka, a busca por inovação é um diferencial competitivo para o setor logístico catarinense.

“Acreditamos que a troca de experiências é importante para manter Santa Catarina como referência em soluções e inovação. Nosso trabalho é oferecer alternativas para as dores do setor, como a falta de mão de obra e a necessidade de maior eficiência na armazenagem, com processos de automatização que ajudam a enfrentar esses desafios”, afirma.

Segundo José Sampaio, Coordenador do Comitê de Logística, as visitas técnicas são uma oportunidade para atualização e desenvolvimento dos profissionais. “Conhecer modelos bem-sucedidos de operações logísticas permite estimular melhorias e desenvolver novas ideias que podem ser aplicadas em nossas empresas”, finaliza.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também