Você está em Acats • Conteúdo

Bastante concorrido o Encontro de Supermercadistas em Blumenau

Encontro_blumenau_1604_05-e1555506401177

Foi mais uma vez um sucesso de participação o Encontro Regional de Supermercadistas promovido pela A Associação Catarinense de Supermercados (Acats), desta vez, reunindo mais de 250 lideranças das regiões do Vale e Alto Vale do Itajaí, em Blumenau (16.04).

O encontro teve palestras e debates, bem como a apresentação institucional da ACATS, seus produtos e serviços, e também a estrutura de seu principal evento, a ExpoSuper 2019, que será realizada de 25 a 27 de junho em Joinville. Na oportunidade, o coordenador do evento, o Diretor Executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini fez o anúncio oficial da abertura do período de inscrições.

Esta programação dos encontros regionais conta com o patrocínio das empresas parceiras Fruki, Gula, Senff e Aquafast.

O evento em Blumenau aconteceu nas dependências do restaurante Moinho do Vale, em Blumenau, onde o Presidente da Entidade, Paulo Cesar Lopes, os Vice Presidentes Osnildo Maçaneiro (Vale do Itajaí), Armando Nardelli (Alto Vale) e Presidente do Conselho Fiscal, Ivan Tridapalli recepcionaram o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrand, o Presidente da CDL de Blumenau, Helio Roncaglio, o presidente do Procon de Blumenau, André da Cunha; empresários supermercadistas, parceiros e patrocinadores da ACATS e demais convidados.

O Prefeito Mário Hildebrand enalteceu a importância econômica do segmento supermercadista, “uma sensível contribuição para geração de empregos e de renda”, além de mencionar o crescimento exponencial de lojas de supermercados em todos os bairros de Blumenau, “proximidade que garante excelente padrão de atendimento dos cidadãos em suas expectativas na hora das compras”.

O Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes mais uma vez salientou a importância da participação do empresariado nas decisões coletivas que afetam a Sociedade, mencionando o sucesso do resultado da parceria com a CDL de Blumenau na realização do encontro.

– Temos a convicção de que a mobilização de lideranças empresariais em defesa de pleitos coletivos e institucionais é o melhor caminho para nos fortalecermos e isso só se consegue através de participação nas decisões. O associativismo fornece esse caminho e é desta forma que o defendemos com o princípio de atuação. O benefício das conquistas será de todos – afirmou.

Os Encontros Regionais já foram realizados em Lages, Planalto Serrano, Florianópolis, para a Grande Florianópolis e Chapecó, para o Grande Oeste, em Chapecó, em Blumenau (Vale e Alto Vale). A agenda tem agora Criciúma (Sul) dia 23 de abril e Joinville (Norte e Planalto Norte) dia 22 de maio.

Assim como nos demais eventos, os participantes em Blumenau acompanharam a palestra “Na Velocidade das Mudanças” com Artur Ximenes, oportunidade em que o consultor pontuou as principais mudanças no mercado varejista ditadas pelos avanços tecnológicos e pelas mudanças no comportamento dos consumidores, notadamente da mulher, que ganhou protagonismo nas relações sociais e no mercado de trabalho.

Nova Lei Trabalhista desestimula conflitos, diz juíza federal

Como parte da programação do Encontro Regional de Empresários Supermercadistas a ACATS, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Blumenau apresentou a palestra “Os Impactos da Reforma Trabalhista nos Negócios”, com a Juíza Federal Dra. Graziele Cabral Braga de Lima.

Com bastante clareza e exemplos práticos, a magistrada demonstrou que a mudança na legislação consolida um novo momento nas relações do trabalho entre as categorias laborais e empresariais.

– As novas regras vieram em boa hora para mitigar os conflitos entre contratantes e contratados. A quantidade de ações na Justiça do Trabalho, em um ano, recuou 37% no Brasil (novembro 2017 a novembro de 2018) e também diminuíram as situações de absurdos até então patrocinadas por motivação de malícia e má fé, as chamadas aventuras jurídicas. Por este ângulo a mudança foi muito benéfica – disse Graziele.

Aplaudida de pé após sua apresentação, Graziele enfatizou que a nova situação valoriza o relacionamento e a negociação das categorias profissionais com os empresários.

– A atuação das entidades sindicais ganha uma importância estratégica depois que o negociado está se sobrepondo ao legislado, pela nova lei. As lideranças sindicais precisam se reinventar para ter a força de representação de seus filiados através das negociações coletivas. Os empregados precisam ser convencidos de que as Entidades que os representam cumprem papel relevante e desta forma optarão por continuarem a contribuir, não como era antes, de forma compulsória.

A magistrada salientou que o processo de maturação da nova Lei Trabalhista vai acontecer e é longo, natural diante de sua complexidade e alerta para a insegurança jurídica que pode ser causada por Medidas Provisórias. “Consertar defeitos da lei com MP´s não é uma prática recomendável. A Legislação precisa ter consistência para interpretações jurídicas coerentes e dentro de uma mesma linha de pensamento, afastando as incertezas e iniciativas recursais. Temos apenas um ano e 5 meses deste novo momento e com certeza vamos continuar evoluindo”, acredita Graziele.

 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também