Você está em Acats • Conteúdo

As oportunidades para o período das vendas de final de ano

supermercadocheio

O consumidor pós-pandemia está ainda mais conectado, digitalizado e, por conta da instabilidade política e econômica, também tornou-se bastante seletivo: racionalizando suas compras e buscando alternativas mais acessíveis em termos de preço. Por isso, a aposta da especialista Fátima Merlin, Fundadora e CEO da Connect Shopper, é a de um cenário desafiador mesmo para uma das datas mais relevantes do varejo: as vendas de final de ano. “É preciso fazer um planejamento bem detalhado e minucioso para uma execução extremamente eficiente, considerando o sortimento, o ambiente da loja, os serviços, a equipe, as ações de marketing, merchandising e promoções. Criatividade e eficiência são palavras de ordem”, diz.

O primeiro passo é planejar com antecedência e precisão as compras (para não ter sobras ou rupturas), prevendo o aumento da demanda dos itens padrões e, sobretudo, dos produtos específicos da época. Avaliar as tendências e as novidades é igualmente importante. Uma forma de melhorar a previsibilidade na demanda é avaliar indicadores internos, o mercado em que se atua, além dos indicadores externos.

Como alguns dos produtos da época não são comprados regularmente, o segundo passo é chamar a atenção do cliente e inspirá-lo a desejar, a querer comprar. Nesse ponto, a ambientação e a todas as ações de marketing e merchandising a serem desenvolvidas no ponto de venda são fundamentais, incluindo as promoções e ofertas, de preferência cada vez mais direcionadas e personalizadas.

O ponto de venda físico deve ser prático e resolutivo, permitindo que o cliente entre, encontre facilmente o que necessita, compre de maneira fluída e segura. “O cliente quer ter facilidade para comprar os produtos, desde a hora que chega à loja até a saída do caixa. Isso exige um PDV bem abastecido, organizado, com as categorias bem segmentadas, exposição que leva em conta como o shopper compra, sinalização eficiente, promoções inteligentes, precificação estratégica e mix adequado, entre outros fatores”, elenca a especialista.

Ela também chama a atenção para o cuidado com a ambientação da loja. “A ambientação gera uma experiência positiva no shopper. Mas é preciso estar atento, também, à nova demanda em relação aos cuidados e à proteção, para não colocar em risco a saúde”, ressalta Fátima.

– Para se destacar frente à concorrência, tente oferecer produtos diferenciados, exclusivos. Crie listas com sugestões de presentes mais acessíveis, invista em pontos extras com algumas alternativas de produtos presenteáveis e soluções para uma ceia econômica. Considere, ainda, que os shoppers querem cada vez mais informação e conteúdo rico para ter a certeza da melhor compra. Portanto, trabalhe também os seus ambientes digitais, para que sejam ágeis, com uma navegação intuitiva, sinalizando adequadamente a loja, os produtos e como finalizar a compra. A rapidez e a agilidade são drivers decisórios e atributos de extrema relevância nos meios digitais”, conclui Fátima.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também