Você está em Acats • Conteúdo

Aproximação com a Ceasa/SC tem excelentes resultados

Ceasa_0810_04-e1633725485766

As diretorias das Centrais de Abastecimento de Santa Catarina (Ceasa/SC) e da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveram uma reunião virtual (08.10) em que foram definidos vários pontos de uma agenda comum das Entidades. A iniciativa busca unir esforços de supermercadistas e dos gestores da principal estrutura de distribuição de hortifrúti do Estado para ampliar o espaço aos produtores catarinenses e também garantir qualidade e segurança alimentar aos consumidores.

De acordo com Francisco Crestani, Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), tanto o setor supermercadista como a Ceasa /SC estão inseridos no mesmo contexto, fazendo a intermediação entre quem produz e quem consome.

– Esta responsabilidade pode ser compartilhada com ações em conjunto para dar mais oportunidades aos nossos produtores rurais catarinenses e melhorar o fluxo e a competividade de processos para garantir um produto de qualidade e totalmente seguro aos consumidores. Estes entes são a nossa prioridade, o produtor rural e o consumidor – enfatiza Crestani.

Gilmar Jacobowski, Presidente da Centrais de Abastecimento de Santa Catarina (Ceasa/SC), apresentou um panorama geral e atualizado da estrutura da Entidade e de sua atuação no abastecimento de frutas, legumes e verduras (FLV) em SC. Hoje funcionam estruturas em São José, a principal e mais movimentada com fluxo diário de mais de 5 mil pessoas, bem como unidades regionais em Blumenau e Tubarão.

O dirigente informou que está em andamento o processo que poderá resultar na transferência da unidade de São José para um novo endereço, estrategicamente melhor localizado e dotado de um arranjo operacional mais moderno e eficiente.

– A Ceasa está neste local desde que surgiu, porém a cidade veio se instalando ao seu redor ao longo destes últimos anos e isso vem acarretando problemas na sua operação, principalmente no tocante ao horário e ao fluxo de veículos de carga e descarga. A nova sede é um sonho antigo e que poderá se transformar em realidade. O que precisamos é unir esforços para criarmos representatividade à altura da força do agronegócio e desta forma encontrar a melhor solução para o Governo do Estado a colocar em prática – disse Jabobowski.

O dirigente também informou que está sendo analisada a criação de novas unidades em regiões catarinenses onde o órgão ainda não está presente, citando como exemplos Chapecó, onde a Ceasa dispõe de terreno próprio e também uma possível incorporação da Ceasa em Joinville.

Deste encontro ficou definida a participação da ACATS na comissão da Ceasa que estuda as alternativas para a definição do novo local para instalação da unidade da Ceasa na Grande Florianópolis. Os integrantes desta comissão por parte da ACATS serão definidos em breve pela Diretoria, sob a coordenação do integrante do Conselho Fiscal, Ivan Tridapalli.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também