O setor supermercadista de Santa Catarina vem se consolidando como um dos principais caminhos de ascensão profissional no estado. São cerca de 16 mil empresas em atividade, responsáveis por empregar diretamente mais de 200 mil pessoas.
De acordo com a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), aproximadamente 20% dos colaboradores são promovidos todos os anos por meio de processos seletivos internos. Esse movimento cria um ciclo de crescimento constante, em que profissionais que ingressam em funções operacionais — como repositores e operadores de caixa — encontram espaço para alcançar cargos de gestão.
“O mercado é muito dinâmico, se movimenta muito e precisa cuidar, então precisa acompanhar. Santa Catarina se destaca pelas boas práticas exercidas nas redes que influenciam as redes menores”, destaca Alexandre Simioni, Presidente da Acats.
Capacitação e qualificação impulsionam crescimento no setor
Um grande exemplo vem de uma rede de supermercados, localizada em São Miguel do Oeste, que conta com cerca de 500 trabalhadores e todos os líderes foram promovidos internamente. Pessoas que começaram como repositores, caixas ou jovens aprendizes chegaram à gestão com preparo, dedicação e oportunidade, uma prova que o varejo acelera carreiras.

O gerente comercial André Heinke trabalha há 16 anos em supermercados. Em uma das redes, ele foi promovido quatro vezes, passando de empacotador a peça-chave na inauguração de novas lojas. Hoje, ele lidera centenas de funcionários no extremo oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, além de organizar as capacitações.
“O varejo alimentar está muito competitivo em Santa Catarina, a gente precisa fortalecer a gente como profissional, mas a gente precisa buscar o melhor para a empresa também”, afirma André.
Romualdo Missio é supervisor de gerentes da mesma rede e, sempre que possível, participa de capacitações oferecidas pela Acats, como cursos voltados à gestão e liderança no varejo. “Se você tiver interesse e força de vontade, não precisa de mais nada. Capacitação a empresa dá, ensinamentos também por meio dos gerentes”, declara Romualdo.
Segundo ele, atualmente a rede conta com colaboradores com mais de 10 anos de empresa, incluindo um que está há 39 anos na rede. “A rede tem 41 anos de história e esse funcionário está há 39 anos, é sinal que a empresa é boa e que o ramo pra quem gosta, fica”, afirma.

Supermercados em Santa Catarina são mais que pontos de venda — são verdadeiros pólos de desenvolvimento de carreira. Com programas de capacitação robustos, tanto pela Acats quanto por grandes redes, e com forte expansão física e de empregos, o setor oferece um trajeto sólido para quem busca crescer profissionalmente.
O caminho, que muitas vezes começa em funções operacionais, pode, com dedicação e qualificação, levar ao comando de lojas e até além.
Campanha Apaixonados por Supermercados
Em 2025, a Acats lançou a campanha “Apaixonados por Supermercados”, uma iniciativa que visa valorizar os profissionais que atuam no setor e mostrar o varejo alimentar como um ambiente de carreira repleto de oportunidades. A campanha é veiculada em televisão, jornal, internet e redes sociais.
Voltada à atração e retenção de talentos, a ação apresenta o supermercado como um espaço que vai muito além das prateleiras. O objetivo é mostrar que o setor é feito por pessoas apaixonadas pelo que fazem, e que é possível construir uma trajetória de crescimento profissional dentro dos supermercados, do chão de loja à liderança.
Para acompanhar essa e outras histórias de sucesso do setor supermercadista, clique aqui.