Você está em Acats • Conteúdo

Apaixonados por Supermercados: redes de bairro ganham espaço em Santa Catarina

Com o aumento do custo de vida e a rotina cada vez mais corrida, os supermercados de vizinhança têm um papel importante nas cidades catarinenses. Presentes em quase todos os bairros, esses estabelecimentos se destacam pela proximidade com o consumidor, o atendimento personalizado e a praticidade das compras rápidas.

De acordo com Libardoni Fronza, membro do Conselho Diretor da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), o modelo de mercado de bairro é uma tendência de consumo.

Libardoni Fronza, membro do Conselho Diretor da Acats

“Eu acredito que hoje 30% do mercado catarinense está no mercado de vizinhança e a força dele tem tudo a ver com o modelo de consumo. Cada vez mais as pessoas estão querendo ficar próximas de casa e a própria pandemia veio mostrar isso”, destaca.

Vantagens da proximidade

O principal diferencial desses mercados está na experiência de compra. O cliente encontra o essencial para o dia a dia, com menos filas, horários flexíveis e, muitas vezes, o atendimento é feito pelo próprio dono. A relação de confiança e a sensação de “comprar em casa” são apontadas como os grandes atrativos.

“O cliente quando entra na nossa loja quer agilidade, qualidade, do relacionamento com nossos colaboradores. A proximidade porque é chamado pelo nome.”, conta Taciano Fronza, sócio-proprietário de um mercado de bairro em Navegantes, no litoral catarinense.

Para Fabíola Cabral, que já trabalhou de caixa em um supermercado de vizinhança em Florianópolis e agora se tornou compradora da rede, a proximidade com os clientes é a melhor parte. “Grande parte dos clientes eu conheço e é muito bom ouvi-los. O carinho que a gente tem por eles, são clientes que estão há muito tempo com a gente”, conta.

Crescimento sustentado pela comunidade

O formato de mercados de bairro segue em expansão. Segundo dados da Fecomércio SC, o número de pequenos mercados cadastrados no estado cresceu cerca de 12% nos últimos três anos, impulsionado principalmente pelo interior e pelas regiões metropolitanas.

Em Navegantes, um supermercado de loja única recebe em média 2500 clientes por dia. Ainda assim, o senso de comunidade do estabelecimento é visível também pela proximidade entre os funcionários e os proprietários do estabelecimento

O gerente da loja, Fernando Santos, que começou como empacotador, hoje lidera 85 funcionários e esse salto na carreira veio do olhar atento dos donos que perceberam o talento dele. “Eles pagaram minha faculdade, apostaram em mim e hoje eu virei gerente porque me formei em administração”, revela Fernando.

Gerente de loja em Navegantes, Fernando Santos

A pandemia também reforçou a importância desses estabelecimentos, quando muitas famílias passaram a valorizar o comércio local e a compra perto de casa. E esse comportamento perdura até hoje, já que há uma valorização do tempo, do atendimento e da comunidade.

Campanha Apaixonados por Supermercados

Em 2025, a Acats lançou a campanha “Apaixonados por Supermercados”, uma iniciativa que visa valorizar os profissionais que atuam no setor e mostrar o varejo alimentar como um ambiente de carreira repleto de oportunidades. A campanha é veiculada em televisão, jornal, internet e redes sociais.

Voltada à atração e retenção de talentos, a ação apresenta o supermercado como um espaço que vai muito além das prateleiras. O objetivo é mostrar que o setor é feito por pessoas apaixonadas pelo que fazem, e que é possível construir uma trajetória de crescimento profissional dentro dos supermercados, do chão de loja à liderança.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também