Você está em Acats • Conteúdo

Acats reúne profissionais do setor supermercadista no Programa de Desenvolvimento Gerencial

WhatsApp-Image-2024-07-25-at-16.02.49

Entre os dias 23 e 24 de julho, participantes do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) estiveram reunidos em Florianópolis para aulas presenciais. O PDG, voltado a profissionais do setor supermercadista, tem como objetivo o aprimoramento de competências gerenciais e de liderança, além da apresentação de estratégias avançadas para a gestão de excelência e potencialização de resultados.

No primeiro dia de atividades, a Fundadora e CEO da Connect Shopper, Fátima Merlin, abordou o tema ”Gerenciamento por categoria”. Segundo Merlin, a aula teve ênfase na operação e na execução eficiente. “O gerenciamento por categoria é um processo colaborativo que conecta e integra todos os P’s: Produtos certos, Promoções inteligentes, Precificação correta e Prateleiras adequadas, acessíveis, visíveis e disponíveis”, explica. Durante sua fala, a Mestre em Comportamento do Consumidor também falou sobre a turma de alunos do PDG. “Esse é um time participativo, que tem questionamentos e é engajado e interessado em aprender. Embora concorrentes entre si, a jornada está sendo muito positiva, com trocas e apoio mútuo”, finaliza.

Já no segundo dia do encontro presencial, a Sócia da XL Consultoria com certificação em Liderança e Negociação pela Harvard Business School, Fernanda Moreira, tratou do tema “Desafios da Gestão de Equipes”. Para Moreira, “o líder é o espelho de seus funcionários, então entender onde estão as falhas, conhecer a sua equipe, saber quais são as funções de cada um e onde precisam melhorar é uma das missões para que todos remem na mesma direção. Enquanto líder, a gente tem que direcionar e sempre pensar em fortalecer essas pessoas, estimulando-os até mesmo com conflitos construtivos”.

O Cofundador da Inteligência360, Professor, Pesquisador do FGVcev e Curador do curso, Olegário Araújo, pontuou a importância de desenvolver também a individualidade de cada participante. “O Programa de Desenvolvimento Gerencial também é individual, porque a cada dia surgem novos desafios para todos os profissionais do setor. De um lado temos um cliente cada vez mais exigente e informado, e de outro lado temos cada vez mais concorrentes. Então aqui apresentamos ferramentas e novas técnicas e modelos de gestão e auxiliamos no desenvolvimento individual de cada aluno”, fala.

“Eu trabalho há 30 anos no ramo e o Programa de Desenvolvimento Gerencial está sendo muito enriquecedor e inovador. A metodologia utilizada e a forma didática com que os professores abordam os conteúdos são práticas e acessíveis. Além disso temos a oportunidade de conhecer colegas do setor, trocar experiências e conhecer novas formas de evoluir em nossas funções”, fala o Gerente de Loja da Rede Super Moniari, Pedro Gomes, um dos alunos do PDG.

O Programa conta ainda com um time de especialistas com ampla experiência no setor supermercadista em suas mais diversas áreas. As próximas imersões presenciais serão nos dias 29 e 30 de outubro, além de 76 horas de aulas online e 36h de hands on (mão na massa).

A 2ª edição do PDG já está com as inscrições abertas. Para participar, acesse: PDG ACATS.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também