A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) está com inscrições abertas para uma série de cursos que contemplam diferentes áreas do setor supermercadista, oferecendo formações presenciais, híbridas e online. A programação abrange temas estratégicos como gestão de pessoas, segurança jurídica, inteligência comercial voltada à formação de preço e operação de loja — com ênfase em Hortifrúti —, todos direcionados a capacitar profissionais e empresas para enfrentar os desafios do varejo.
Preparação de prepostos para a Justiça do Trabalho
No dia 7 de outubro de 2025, em Chapecó, a Acats promove o curso “Preparação de prepostos para a Justiça do Trabalho”, das 8h às 15h. A formação presencial será ministrada pela Assessora Jurídica da Acats, Drª. Regina Almeida de Queiroz, Advogada com mais de 30 anos de experiência na defesa de redes supermercadistas.
O conteúdo capacita profissionais para representar suas empresas em audiências trabalhistas, com temas que incluem a estrutura da Justiça do Trabalho, técnicas de depoimento, conduta em audiências e preparação para os principais tipos de reclamações. O curso é voltado a prepostos, gestores de RH, advogados e empresários.
VEJA TODOS OS CURSOS OFERECIDOS PELA ACATS
Cargos e salários como estratégias de negócios
Na sequência, no dia 22 de outubro de 2025, será realizado o curso “Cargos e salários como estratégias dos negócios”, das 9h às 16h30, em formato híbrido. Voltado a profissionais de Recursos Humanos, líderes de área e analistas, o encontro será conduzido por Carolina Farah, Head of Consulting and Sales na Plooral.
A programação contempla seis módulos, passando da introdução à gestão de cargos e salários até a implementação e comunicação de um plano estruturado, incluindo temas como Inteligência Artificial aplicada, avaliação de funções, pesquisa salarial e estruturação de faixas. O curso poderá ser acompanhado presencialmente, na sede da Acats em Florianópolis, ou online, com transmissão ao vivo.
Mais de 20 cursos para o setor de FLV
Em parceria com a Academia PariPassu, a Acats lançou mais de 20 cursos online dedicados à gestão e operação do setor de Frutas, Legumes e Verduras. O objetivo é capacitar equipes para reduzir perdas, padronizar processos e entregar mais qualidade ao consumidor.
Entre os temas estão:
- Qualidade no setor hortifrúti para lojas
- Prevenção de perdas em FLV
- Exposição correta de vegetais in natura
- Inspeção e controle de qualidade
- Padronização de produtos
Os conteúdos são 100% online e gravados, com acesso gratuito para associados da Acats. Empresas não associadas têm 50% de desconto.
Formação de preços para supermercados
Outro destaque da agenda é o curso “Custo e formação de preço para supermercados”, disponível online e gravado. Conduzido por Roberto Merlo, Vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e com vasta experiência em gestão, contabilidade gerencial e controladoria, e Fabrício Veeck, especialista em gestão industrial e em Power BI, a capacitação mostra como precificar com segurança a partir de dados e ferramentas objetivas.
A estrutura da capacitação percorre fundamentos de contabilidade gerencial e uso de BI, passa por segmentação e departamentalização do supermercado, inclui noções de tributação, orçamento, custos e ponto de equilíbrio, e conclui com a formação de preços de venda, utilizando markup, análises de dados e ferramentas de pricing. A atividade é indicada a profissionais das áreas comercial, de vendas, compras, marketing, gerentes e gestores interessados em aprimorar estratégias de precificação.
Inscrições abertas
Todos os cursos estão com inscrições abertas e oferecem condições diferenciadas para associados. A proposta da Acats é fortalecer a formação dos profissionais do setor e contribuir para a evolução das práticas de gestão no varejo.