Você está em Acats • Conteúdo

Acats abre nova edição da Pesquisa Indicadores de Gestão de Pessoas

Está aberta a coleta de dados da Pesquisa Indicadores de Gestão de Pessoas 2025, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Associação Catarinense de Supermercados). O levantamento anual, direcionado às empresas associadas, pode ser respondido até 28 de fevereiro de 2026 e reúne informações sobre a gestão de pessoas no setor supermercadista de Santa Catarina.

A pesquisa é uma iniciativa do Comitê de Gestão de Pessoas da Acats e ocorre desde 2011, com dados coletados junto às redes associadas. O objetivo é acompanhar indicadores como rotatividade, absenteísmo e despesa de pessoal.

Além de apoiar processos decisórios, o acompanhamento dos indicadores permite uma leitura mais precisa sobre o posicionamento das empresas no setor supermercadista. A Acats destaca que a ampliação da participação dos associados contribui para a obtenção de dados cada vez mais consistentes, que servem de base para decisões e ações alinhadas à realidade do mercado.

Resultados da edição 2024

A edição referente aos dados de 2024 contou com a participação de 217 lojas de empresas associadas, distribuídas pelas seis mesorregiões de Santa Catarina. O levantamento envolveu 3.574 checkouts e 24.156 colaboradores entre supermercados e atacarejos.

Entre os principais indicadores apurados sobre 2024, a média dos supermercados registrou turnover de 7,45%, absenteísmo de 4,61% e despesas de pessoal de 10,81%. Nos atacarejos, os índices médios foram de 10,95% de turnover, 3,97% de absenteísmo e 6,22% de despesas de pessoal.

Pesquisa 2025

A coleta dos indicadores referentes a 2025 já está em andamento. As empresas associadas podem responder à Pesquisa Indicadores de Gestão de Pessoas 2025 até 28 de fevereiro de 2026 clicando aqui.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também