A abertura oficial da ExpoSuper 2025, realizada na manhã desta segunda-feira (16), marcou o início da 36ª edição do maior evento de negócios de Santa Catarina. A cerimônia reuniu autoridades estaduais, lideranças políticas e representantes do setor supermercadista no Expocentro, em Balneário Camboriú. A cerimônia foi conduzida pelo Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Alexandre Simioni.
Estiveram presentes o Governador em exercício de Santa Catarina, Francisco de Oliveira Neto; a Prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan; o Secretário da Fazenda, Cleverson Siewert; o Secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck; o Secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Frigo e o Secretário de Planejamento, Fabrício de Oliveira.
“Temos um imenso potencial para crescer e estamos no caminho certo. A qualidade do que entregamos aqui em Santa Catarina, em muitos aspectos, é referência. Enquanto a média nacional de crescimento foi de 0,7% no primeiro trimestre deste ano, aqui crescemos 6,5%, segundo o IBGE. Isso não é acaso. É fruto de trabalho sério, de gestão eficiente e de uma dedicação imensa das nossas equipes. A ExpoSuper 2025 é mais uma prova da nossa força. O supermercado é, sim, um ambiente para construção de carreira em dezenas de profissões. É um ambiente onde se cresce, onde se aprende, onde se conquista”, destaca Simioni.

O Governador em exercício de Santa Catarina, Desembargador Francisco de Oliveira Neto, reforçou a importância do setor supermercadista para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Atualmente no comando do Poder Executivo, durante viagem do Governador Jorginho Mello, Francisco ressaltou que sua presença no evento é uma oportunidade para conhecer melhor as demandas e os desafios do varejo alimentar. “Vim para ouvir, aprender e reconhecer a força deste setor, que impacta positivamente bairros, cidades e regiões inteiras de Santa Catarina”, afirmou.
O Desembargador encerrou sua participação elogiando a inteligência de negócios aplicada pelo varejo catarinense e reforçando o compromisso do Governo do Estado em manter o diálogo aberto com os empresários e trabalhadores do setor.

Durante a cerimônia, o Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, falou sobre a importância da união do setor supermercadista na defesa dos interesses dos colaboradores e da cadeia de abastecimento nacional. Galassi chamou atenção para o impacto negativo de um projeto de lei que prevê empréstimos consignados com condições que podem prejudicar os trabalhadores. “O empréstimo é importante para lubrificar a economia brasileira, mas não pode ser um movimento que explore os nossos colaboradores”, alertou. Segundo ele, a Abras está atuando junto ao Congresso Nacional para que a proposta não avance nos moldes atuais, ou que ao menos seja aprovada com uma taxa de juros justa. Galassi também trouxe à tona outro tema de grande relevância: a tributação desigual entre alimentos e jogos de azar. Ele criticou o fato de os produtos da cesta básica terem uma carga tributária superior à das chamadas Bets (apostas eletrônicas de quota fixa). “Qual o sentido de termos um imposto sobre alimentos maior do que sobre jogos?”, questionou.
Ao final de sua fala, o Presidente da Abras fez questão de reconhecer o papel da Acats e de sua diretoria na defesa do setor em Santa Catarina.

A Prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, destacou o orgulho da cidade em sediar o maior evento supermercadista de Santa Catarina. Pavan ressaltou o impacto positivo da feira para a economia local e o estímulo à inovação. “Este é um momento de grande movimentação, que gera oportunidades e fortalece o setor produtivo do Brasil”, afirmou Juliana, ao saudar os presentes. A prefeita também reforçou o papel da ExpoSuper como vitrine de novas tecnologias e práticas de inovação, além de ser um espaço de valorização da capacitação profissional.

Já o Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, destacou a relevância econômica e social do setor supermercadista para Santa Catarina. Em sua fala, Siewert citou a ExpoSuper como um espaço de integração entre o poder público, o setor produtivo e especialistas do varejo. “O evento coloca frente a frente empresários, economistas, consultores e gestores públicos para debater tendências, compartilhar visões e gerar novas oportunidades de negócios”, afirmou.
O Secretário ressaltou ainda o papel estratégico dos supermercados como geradores de emprego e renda em todas as regiões do Estado. “O setor supermercadista é responsável por cerca de 5% da arrecadação de ICMS em Santa Catarina, com um faturamento de quase R$ 60 bilhões no último ano e mais de 200 mil empregos gerados. É o segundo maior arrecadador do Estado”, enfatizou.

A solenidade marcou o início de três dias de programação, que inclui feira de negócios com mais de 300 expositores, palestras, painéis e workshops voltados ao desenvolvimento do setor supermercadista. Promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), a ExpoSuper segue até quarta-feira (18) com entrada gratuita para profissionais do setor.
Confira a programação completa da ExpoSuper 2025.
Patrocinadores ExpoSuper 2025
Em 2025, a ExpoSuper conta com o patrocínio Diamante de Marquespan. Na categoria Ouro, patrocínios de Coca-Cola FEMSA Brasil, M. Dias Branco, Heineken, Lactalis e Engie. Já na categoria Prata, a Feira conta com patrocínios de Seara e Condor. Banco Senff, Girando Sol, Festtone, Porto Faria e Açougue Notável são patrocinadores Bronze.
O jantar de boas-vindas será patrocinado por BRF, Itaú BBA, 3 Corações, Aquafast, Unilever, TOTVS Sistemas Inteligentes, Roseflor Alimentos, KPMG e GS1 Brasil e terá apoio de Marfrig e Nova Aliança Vinícola Cooperativa. A 36ª edição da Feira conta ainda com apoio de Ipel, Indústria Feliz, Regispel, Hedera Cosméticos, Quimidrol e Diex Mídia.
A ExpoSuper 2025 também terá apoio de Mídia de NDTV Record, SCC SBT, Rádio Massa FM, Acaert, Ponto Z e TVBV, e do Grupo Soma na Comunicação Visual. Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, Abras, Fecomércio SC, SESC Mesa Brasil, Sebrae e Abrasel.
A Promoção Negócio Premiado tem patrocínios de Baly Energy Drink, Nilo Tozzo, Girando Sol e Softys Sepac.