Você está em Acats • Conteúdo

Abertura da ExpoSuper 2025 reúne autoridades e lideranças do setor varejista

IMG_5891

A abertura oficial da ExpoSuper 2025, realizada na manhã desta segunda-feira (16), marcou o início da 36ª edição do maior evento de negócios de Santa Catarina. A cerimônia reuniu autoridades estaduais, lideranças políticas e representantes do setor supermercadista no Expocentro, em Balneário Camboriú. A cerimônia foi conduzida pelo Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Alexandre Simioni.

Estiveram presentes o Governador em exercício de Santa Catarina, Francisco de Oliveira Neto; a Prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan; o Secretário da Fazenda, Cleverson Siewert; o Secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck; o Secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Frigo e o Secretário de Planejamento, Fabrício de Oliveira.

“Temos um imenso potencial para crescer e estamos no caminho certo. A qualidade do que entregamos aqui em Santa Catarina, em muitos aspectos, é referência. Enquanto a média nacional de crescimento foi de 0,7% no primeiro trimestre deste ano, aqui crescemos 6,5%, segundo o IBGE. Isso não é acaso. É fruto de trabalho sério, de gestão eficiente e de uma dedicação imensa das nossas equipes. A ExpoSuper 2025 é mais uma prova da nossa força. O supermercado é, sim, um ambiente para construção de carreira em dezenas de profissões. É um ambiente onde se cresce, onde se aprende, onde se conquista”, destaca Simioni.

O Governador em exercício de Santa Catarina, Desembargador Francisco de Oliveira Neto, reforçou a importância do setor supermercadista para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Atualmente no comando do Poder Executivo, durante viagem do Governador Jorginho Mello, Francisco ressaltou que sua presença no evento é uma oportunidade para conhecer melhor as demandas e os desafios do varejo alimentar. “Vim para ouvir, aprender e reconhecer a força deste setor, que impacta positivamente bairros, cidades e regiões inteiras de Santa Catarina”, afirmou.

O Desembargador encerrou sua participação elogiando a inteligência de negócios aplicada pelo varejo catarinense e reforçando o compromisso do Governo do Estado em manter o diálogo aberto com os empresários e trabalhadores do setor.

Durante a cerimônia, o Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, falou sobre a importância da união do setor supermercadista na defesa dos interesses dos colaboradores e da cadeia de abastecimento nacional. Galassi chamou atenção para o impacto negativo de um projeto de lei que prevê empréstimos consignados com condições que podem prejudicar os trabalhadores. “O empréstimo é importante para lubrificar a economia brasileira, mas não pode ser um movimento que explore os nossos colaboradores”, alertou. Segundo ele, a Abras está atuando junto ao Congresso Nacional para que a proposta não avance nos moldes atuais, ou que ao menos seja aprovada com uma taxa de juros justa. Galassi também trouxe à tona outro tema de grande relevância: a tributação desigual entre alimentos e jogos de azar. Ele criticou o fato de os produtos da cesta básica terem uma carga tributária superior à das chamadas Bets (apostas eletrônicas de quota fixa). “Qual o sentido de termos um imposto sobre alimentos maior do que sobre jogos?”, questionou.

Ao final de sua fala, o Presidente da Abras fez questão de reconhecer o papel da Acats e de sua diretoria na defesa do setor em Santa Catarina. 

A Prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, destacou o orgulho da cidade em sediar o maior evento supermercadista de Santa Catarina. Pavan ressaltou o impacto positivo da feira para a economia local e o estímulo à inovação. “Este é um momento de grande movimentação, que gera oportunidades e fortalece o setor produtivo do Brasil”, afirmou Juliana, ao saudar os presentes. A prefeita também reforçou o papel da ExpoSuper como vitrine de novas tecnologias e práticas de inovação, além de ser um espaço de valorização da capacitação profissional.

Já o Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, destacou a relevância econômica e social do setor supermercadista para Santa Catarina. Em sua fala, Siewert citou a ExpoSuper como um espaço de integração entre o poder público, o setor produtivo e especialistas do varejo. “O evento coloca frente a frente empresários, economistas, consultores e gestores públicos para debater tendências, compartilhar visões e gerar novas oportunidades de negócios”, afirmou.

O Secretário ressaltou ainda o papel estratégico dos supermercados como geradores de emprego e renda em todas as regiões do Estado. “O setor supermercadista é responsável por cerca de 5% da arrecadação de ICMS em Santa Catarina, com um faturamento de quase R$ 60 bilhões no último ano e mais de 200 mil empregos gerados. É o segundo maior arrecadador do Estado”, enfatizou.

A solenidade marcou o início de três dias de programação, que inclui feira de negócios com mais de 300 expositores, palestras, painéis e workshops voltados ao desenvolvimento do setor supermercadista. Promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), a ExpoSuper segue até quarta-feira (18) com entrada gratuita para profissionais do setor.

Confira a programação completa da ExpoSuper 2025.

Patrocinadores ExpoSuper 2025
Em 2025, a ExpoSuper conta com o patrocínio Diamante de Marquespan. Na categoria Ouro, patrocínios de Coca-Cola FEMSA Brasil, M. Dias Branco, Heineken, Lactalis e Engie. Já na categoria Prata, a Feira conta com patrocínios de Seara e Condor. Banco Senff, Girando Sol, Festtone, Porto Faria e Açougue Notável são patrocinadores Bronze.

O jantar de boas-vindas será patrocinado por BRF, Itaú BBA, 3 Corações, Aquafast, Unilever, TOTVS Sistemas Inteligentes, Roseflor Alimentos, KPMG e GS1 Brasil e terá apoio de Marfrig e Nova Aliança Vinícola Cooperativa. A 36ª edição da Feira conta ainda com apoio de Ipel, Indústria Feliz, Regispel, Hedera Cosméticos, Quimidrol e Diex Mídia.

A ExpoSuper 2025 também terá apoio de Mídia de NDTV Record, SCC SBT, Rádio Massa FM, Acaert, Ponto Z e TVBV, e do Grupo Soma na Comunicação Visual. Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, Abras, Fecomércio SC, SESC Mesa Brasil, Sebrae e Abrasel.

A Promoção Negócio Premiado tem patrocínios de Baly Energy Drink, Nilo Tozzo, Girando Sol e Softys Sepac.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também