Você está em Acats • Conteúdo

A revolução do varejo passa pela tecnologia e inovação

terra-e1561591761999

Joinville (SC) – O consultor Eduardo Terra fez uma analogia impactante e elucidativa para os participantes da EXPOSUPER 2019 em sua palestra realizada no auditório principal do complexo Expoville (26.06): A transformação não acontece no formato de um elefante e sim, no formato de formiguinhas, para mostrar que várias situações agregadas em diferentes processos e meios impulsiona a mudança que atinge a todos, impulsionada pela tecnologia e pela inovação.

O varejo brasileiro ainda não tem a percepção muito acentuada, se comparada à China. Lá, 95% das operações não utilizam mais dinheiro, a moeda não circula mais do jeito convencional, é tudo através do telefone inteligente.  No Brasil as vendas on line no varejo estão abaixo de 1%, na China superam 30%.

Alguns segmentos específicos estão avançando mais rápido. No Brasil atualmente, 26% das vendas de vinhos acontece pelo meio de e-commerce.

Terra afirma, contudo, que as lojas físicas não deixarão de existir, mudará seu formato transformado num ambiente de experiências. Desta maneira é que estão acontecendo experiências bem-sucedidas lá fora.

Na sua fala aos varejistas, Eduardo Terra chama a atenção para o cuidado com seis tópicos: 1) trabalhar a redução de atritos dos consumidores, 2) Ganho de produtividade e eficiência, 3) melhoria da experiência de compra, 4) digitalização de processos, 5) uso intensivo de dados, 6) integração do negócio com o e-commerce.

Confira alguns tópicos estratégicos de Eduardo Terra:

– As redes sociais estão assumindo o papel dos SACs das empresas.

– A transformação tem que combinar experiência com produtividade.

– Startups resolvem problemas pequenos com processos inteligentes.

– O que não se mede não se gerencia.

– Não existe produtividade sem processos bem definidos.

– Dados vencem opiniões (Google).

– Não existe varejo sem loja física.

– Mais de 50% das compras em lojas físicas são influenciadas pelo digital.

–  É preciso trazer a tecnologia para a estratégia.

– O feito é melhor que o perfeito.

– Não faça a transformação sem colocar o consumidor no centro.

– Conduzir uma transformação equivale a voltar a ser empreendedor.

– Transformação é uma agenda de presente, não de futuro.

– Cultura come estratégia no café da manhã (Peter Drucker).

– A teoria de Darwin continua atual, o mais forte é aquele que se adapta à mudança.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também