Você está em Acats • Conteúdo

A cultura sustentável da Fruki

Fruki

A história da Fruki registra condutas sustentáveis desde a sua fundação. Segundo Aline Eggers Bagatini, diretora-presidente da empresa de Lajeado, a empresa desenvolve projetos na área e ações de governança e de apoio ao meio ambiente há praticamente 97 anos, desde que foi fundada. “São práticas que contribuem para a longevidade da empresa”, explica Aline.

Em outra frente, recentemente, a companhia adquiriu três caminhões elétricos, ato que demonstra uma preocupação crescente com ESG e sustentabilidade. O objetivo é que o projeto de logística verde chegue a 30% da frota. 

A água da chuva, por exemplo, é recolhida pela Fruki há muitos anos e utilizada em fins menos nobres – como em torres de resfriamento e para molhar o jardim. Em indústrias de bebidas, para cada litro produzido, é utilizado, em média, 1,5 litro de água. O consumo extra deve-se, entre outros fatores, à lavagem de garrafas, máquinas e equipamentos.

Em 2005, a Fruki comprometeu-se a diminuir seu uso de água, na época de 1,8 litro. Atualmente, a empresa alcançou a média de 1,4 litro. “Se tivéssemos permanecido com a média antiga, hoje estaríamos gastando até 30% a mais de água”, calcula. Outro dado positivo é o encaminhamento para a reciclagem de 98,7% dos resíduos gerados pela empresa. O 1,3% restante é formado por resíduos não-recicláveis ou contaminados. “Se cada empresa contribuísse um pouco, nosso planeta agradeceria muito”, considera Aline.

FRUKI EM SC

Após a inauguração de um centro de distribuição em Santa Catarina em 2019, o estado já representa 10% do faturamento da empresa – e o plano é construir outro CD na região ainda em 2021. “Aqui no Rio Grande do Sul temos muita oportunidade, mas Santa Catarina é só oportunidade”, explica Aline.

A venda das bebidas Fruki é feita para grandes redes em Santa Catarina, o que acabou compensando as dificuldades encontradas na terra natal. Por atuarem em segmentos que sofreram durante o surto de Covid-19, como bares, restaurantes e eventos, a empresa acabou sendo impactada. Ainda assim, o faturamento do ano passado para cá avançou 20% – e tudo indica que o ritmo continuará acelerando ainda mais até 2022. “Uma vez que a população for vacinada, tem muita coisa boa para acontecer, eventos e festas que foram cancelados. As pessoas vão querer tirar o atraso”, torce.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também