Você está em Acats • Conteúdo

Inovação que vende: a estratégia que levou a Baly ao topo do mercado de energéticos no país

Com uma trajetória de crescimento acelerado e forte presença no varejo nacional, a empresa catarinense Baly se tornou uma das principais marcas brasileiras no segmento de bebidas energéticas. Em entrevista ao Acats Podcast, a Diretora Comercial e de Marketing da empresa, Dayane Titon, revelou os bastidores dessa expansão, destacou a importância da conexão com o consumidor e defendeu uma abordagem mais prática e eficiente para a inovação no setor. O episódio foi conduzido por Bruna Fallani, Fundadora da Shopper 2B.

O segredo da Baly, de acordo com Titon, está em um conceito simples: inovação que vende. “Para o varejista, é muito complicado inovar o tempo todo e o produto não girar. Ficar com estoque parado gera uma série de problemas. A Baly tem como diferencial pensar na inovação com foco em resultado. É isso que muda o jogo”, explica.

A executiva também falou sobre escuta ativa e proximidade com o mercado. “A gente tem um nível de assertividade muito alto porque está o tempo todo em contato com o cliente, questionando, ouvindo e testando. A decisão sobre o que lançar não vem só de dentro da empresa, mas da vivência real, do que o consumidor espera. Eu mesma, como consumidora, sei o que me falta, o que me atrai. Isso vira critério”, afirma.

Com uma linha diversificada de produtos e uma estratégia de distribuição voltada para agilidade e capilaridade, a Baly conseguiu romper fronteiras e ganhar espaço nos pontos de venda mais concorridos do país. “Assumimos uma grande responsabilidade junto aos nossos parceiros do varejo. Precisamos entregar performance, e para isso, a inovação precisa fazer sentido na gôndola”, diz.

O episódio completo, gravado durante a ExpoSuper 2025, está disponível no canal da Acats no YouTube e nas plataformas de áudio.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também